4 formas de ganhar dinheiro com fotografia

Não importa se você trabalha ou deseja trabalhar com fotografia de produto, de pessoas, de bebês ou qualquer outro tipo de foto, provavelmente já deve ter ouvido a seguinte frase: “Você não vai ganhar dinheiro com fotografia”. 

Essa frase é totalmente equivocada, já que é sim possível ganhar dinheiro com fotografia. No entanto, esse tipo de pensamento impede muitas pessoas de perseguir seu interesse neste campo e transformá-lo em algo maior.

Se você estiver disposto a pensar fora da caixa, poderá ganhar dinheiro com a fotografia de várias maneiras. 

Melhor ainda, você pode – à medida que aumenta sua experiência – potencialmente superar qualquer renda que um trabalho de escritório insatisfatório poderia ter lhe proporcionado.

Então, quais são algumas das melhores maneiras de ganhar dinheiro com sua fotografia? Vamos dar uma olhada a seguir! 

Opções para ganhar dinheiro com fotografia

Aqui está uma lista com algumas sugestões de maneiras para ganhar dinheiro com fotografia. 

1. Faça trabalhos fotográficos para clientes

Talvez a maneira mais óbvia de ganhar dinheiro com sua fotografia seja tirar fotos para outras pessoas. As empresas precisam de fotos corporativas, e os casais prestes a se casar querem pessoas que possam capturar lindamente o maior dia de suas vidas.

O networking é o seu ativo mais importante se você estiver interessado em se tornar um fotógrafo freelancer. 

Conheça as pessoas em sua área local; você pode dizer “oi” para as pessoas pessoalmente, além de enviar e-mails e solicitações de conexão no LinkedIn.

2. Venda suas predefinições (edição de fotos)

Ao começar a editar suas fotos, você notará que pode adicionar predefinições a elas. Além de suavizar seu fluxo de trabalho de pós-produção, eles também podem fornecer uma maneira possível de você ganhar dinheiro com sua fotografia.

Para vender suas predefinições, você precisará criá-las no Adobe Lightroom e exportá-las do aplicativo. Depois, você pode listar as predefinições em sua própria loja online. 

Assim que as pessoas os comprarem, você enviará seus arquivos em um formato para download.

A venda bem-sucedida de suas predefinições exigirá que você tenha um estilo distinto que o diferencie de todos os outros que tentam fazer o mesmo. 

3. Coloque suas fotos em banco de imagens

Embora existam alguns bancos de imagens gratuitos, eles nem sempre têm a chance exata que as empresas e publicações estão procurando. Muitos recorrem a sites de banco de imagens pagos, como Getty Images e Shutterstock, para obter o que precisam.

Sites de banco de imagens não pagam muito no começo; pode levar anos antes de você começar a ver tração. No entanto, fazer upload de suas imagens não é difícil – e é uma maneira simples de obter renda passiva.

Muitos sites de banco de imagens têm regras específicas que você deve seguir, então vale a pena conferir antes de se inscrever.

4. Ensine as pessoas

Quando você ganha experiência suficiente em fotografia, você pode vender o que aprendeu para outras pessoas por meio de coaching ou cursos.

Existem várias oportunidades de coaching que você pode explorar. Por exemplo, você pode criar cursos em vídeo online abrangentes. O coaching e o mentoring individuais são outra possibilidade, assim como escrever e-books.

Se você está preocupado com o número de treinadores que já estão por aí, não se preocupe. Todos nós temos personalidades diferentes e queremos trabalhar com pessoas com as quais possamos nos relacionar. 

Para que você encontre clientes, invista em marketing digital para fotógrafos para atingir o seu público-alvo. 

Últimas considerações

Em décadas passadas, ganhar dinheiro com fotografia era muito mais complicado. Mas graças à internet, você tem muitas possibilidades para explorar. As formas tradicionais de ganhar dinheiro tirando fotos ainda são úteis, mas cumpri-las limita suas possibilidades.

Se você não quiser tirar fotos para outras pessoas, pode tomar medidas para começar a gerar renda para si mesmo hoje. 

Construir um público grande o suficiente provavelmente levará alguns anos, mas se você for persistente o suficiente e aprender com seus erros, chegará onde deseja.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.