5 Dicas para Ser Mais Produtivo em Home Office

Com a pandemia da Covid-19, a maioria das empresas adotou a modalidade home office, mas como ser mais produtivo?

Lembrando que as responsabilidades são as mesmas, ou até mais, e isso requer muito comprometimento, principalmente porque é muito fácil se distrair.

Trabalhar em casa pela primeira vez pode ser uma fonte de estresse. Algumas pessoas não sabem se organizar e encontrar o equilíbrio pode ser ao mesmo tempo eficaz e promover um grande bem-estar.

Se você está tendo dificuldades em se adaptar e está percebendo que poderia render muito mais, selecionamos aqui dicas que podem te ajudar.

Vantagens do home office

Entre as vantagens que destacam os adeptos do home office está a flexibilidade dos horários de trabalho.

É claro que você precisa ter uma certa organização, e é possível conciliar perfeitamente a sua agenda profissional e pessoal.

Ter autonomia também é outro benefício, e você pode gerenciar seu dia da maneira que você quiser.

Por exemplo, você pode trabalhar em uma pousada home office, que ao mesmo tempo que permite ser mais produtivo, pode aproveitar as horas vagas praticando uma atividade física ou ficando mais tempo com a família.

Essas são apenas alguns pontos positivos do home office, mas como ser mais produtivo?

5 dicas para ser mais produtivo em home office

O home office já faz parte do cotidiano da maioria dos profissionais, no entanto, alguns não conseguem ter o desempenho que gostariam.

Por isso, separamos aqui dicas que podem te ajudar bastante:

#1 Organize um espaço de trabalho confortável

É essencial que o seu espaço de trabalho conte com tudo o que precisa, como uma mesa e cadeira confortáveis, além de uma iluminação adequada.

Por exemplo, se a cadeira não for adequada, pode causar dores na coluna e joelho, ou se você trabalhar sentado no sofá com o computador no colo, talvez seja necessário consultar um médico ortopedista muito antes do que imagina.

Além disso, o local deve ser silencioso e livre de distrações e não um canto na cozinha ou sentado em um banco.

#2 Vista-se como se você estivesse no escritório

Difícil resistir à tentação de ficar com roupas mais descontraídas ou até mesmo de pijama, não é mesmo?

Mas é importante manter os mesmos rituais, se preparar e se vestir como se fosse ir trabalhar fora.

Isso ajuda a manter o profissionalismo.

#3 Gerencie o seu tempo

Como as distrações são muitas, é importante aprender a gerenciar seu tempo, o que se reflete em maior produtividade.

Veja algumas dicas:

  • Divida seu tempo, priorizando as tarefas mais importantes;
  • Faça pequenas pausas ao longo do dia;
  • Se possível, defina uma hora para começar a trabalhar e finalizar seu dia.

Estabeleça um planejamento, separando as “tarefas de casa” e “tarefas do trabalho”, a fim de distribuir o tempo da melhor maneira possível.

#4 Mantenha contato com seus colegas de trabalho

Para não se sentir muito isolado, procure manter contato com seus colegas de trabalho.

Além do telefone, você pode utilizar outros canais de comunicação, como WhatsApp, Skype, FaceTime, etc.

Existem até algumas plataformas que permitem compartilhar sua tela do computador, e assim, todos podem colaborar.

#5 Seja disciplinado

Para que o home office seja eficaz, é crucial separar as obrigações profissionais e de lazer. Essa separação entre seu trabalho e vida pessoal faz toda a diferença.

Você deve fazer de tudo para evitar as distrações, e para isso, a chave é ter disciplina.

Por exemplo, não fique acessando suas redes sociais durante o horário de trabalho e deixe claro para todos que moram na sua casa que você não deve ser interrompido.

Com todas essas dicas, você vai perceber que vai render muito mais na modalidade home office, e ao mesmo tempo se estressar muito menos!

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