Álcool: saiba como combater o vício

O alcoolismo é um dos vícios mais comuns na sociedade. Muitas pessoas são educadas desde muito cedo a pensar que as bebidas são uma forma de fugir dos problemas e que elas não são tão prejudiciais quanto outras drogas.

Muitas vezes até mesmo filmes e programas de televisão promovem o alcoolismo como algo aceitável. Isso faz com que as pessoas associem a bebida com satisfação pessoal e contentamento. Mas como você pode combater o alcoolismo? Vamos ver alguns passos eficientes.

Avalie seus hábitos de bebida

O primeiro passo é avaliar os seus hábitos de bebida. Você pode se fazer algumas perguntas para ter certeza que está no controle, como:

  • Eu bebo todos os dias?
  • Se eu não beber me sinto mal?
  • Bebo para esquecer problemas?
  • Bebo quando estou estressado?
  • Será que não consigo me divertir sem beber?

A resposta para essas perguntas pode te ajudar a entender qual a importância do álcool na sua vida. Se você responder sim para pelo menos três das perguntas anteriores pode ser um sinal de dependência alcoólica.

Estabeleça metas

Se você sabe que tem problemas com o vício de beber, é importante estabelecer algumas metas para se livrar do vício e assumir o controle da sua vida.

Você pode tentar estabelecer algumas metas de curto prazo e outras metas de longo prazo. Para algumas pessoas alcoólatras, a única solução é interromper completamente o consumo do álcool. 

Nesses casos a pessoa talvez precise eliminar o vício de forma gradual. Você pode contabilizar qual a quantidade de bebida que você ingere semanalmente, e tentar reduzir a quantidade de forma gradual até se livrar por inteiro do hábito de beber.

Busque ajuda profissional

Em alguns casos a pessoa não consegue combater o alcoolismo por conta própria, e nesses casos pode ser necessário buscar ajuda profissional.

Dependendo da situação e do grau do vício, pode ser recomendado procurar uma clínica de reabilitação. Para saber se precisa de apoio profissional ou não é só avaliar alguns pontos como:

  1. Bebo frequentemente a ponto de perder a consciência?
  2. A bebida me deixa agressivo?
  3. Gasto boa parte do meu dinheiro com bebida?

Essas perguntas podem te ajudar a entender se você vai precisar de ajuda profissional ou não. As clínicas de reabilitação geralmente contam com uma equipe de profissionais de diversas áreas que atuam para ajudar a pessoa dependente a desenvolver bons hábitos.

Evite coisas que estimulam o alcoolismo

Outra forma de combater a dependência alcoólica é evitar coisas que estimulam o hábito de beber. 

Assim como outros vícios, o alcoolismo pode ser causado por alguns gatilhos mentais. Algumas coisas podem acabar estimulando o hábito de beber, como por exemplo: manter bebidas na geladeira e frequentar ambientes que comercializam bebidas alcoólicas.

Para combater efetivamente um vício é importante combater as coisas que acabam estimulando o vício de beber. Essa é a melhor forma de garantir que está se livrando da influência do álcool e que está levando uma vida mais saudável e equilibrada

Mude sua rotina

Em alguns casos pode ser necessário fazer algumas mudanças na rotina. Quando você tem o hábito de beber todos os dias, você precisa fazer mudanças na sua rotina e nos seus hábitos para superar o costume de beber.

Alguns especialistas sugerem que para eliminar um vício, é importante substituir o vício por bons hábitos. Se manter ocupado com outras atividades pode ajudar a evitar o hábito de beber.

Algumas pessoas que se livraram do vício da bebida relatam que para elas, substituir o tempo ocioso por atividades físicas foi uma forma de evitar as recaídas. Você pode fazer a mesma coisa para combater o vício de forma efetiva.

Avalie sua associação

Para finalizar, em alguns casos pode ser necessário avaliar suas associações. É verdade que cada pessoa é responsável pelas próprias ações, e que ninguém obriga o outro a beber, mas algumas pessoas podem influenciar negativamente as suas decisões.

Se você costuma beber com outras pessoas que também apresentam sinais de dependência, essa associação pode ser prejudicial para você e para o outro. No geral se recomenda fazer uma avaliação cuidadosa das pessoas com quem você se relaciona.

Avaliar suas associações pode ser uma forma eficiente de combater o alcoolismo, já que muitas vezes o vício está relacionado a uma prática social.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.