Alpargatas x sapatilhas: semelhanças e diferenças

A nova geração de mulheres está se destacando nos dias de hoje por optar em escolher para os seus looks opções de roupas e calçados muito mais confortáveis para comporem o seu dia a dia. 

Das roupas mais soltinhas a calçados sem saltos finos, essa nova geração de mulheres apareceu para mostrar uma nova identidade do perfil de mulher, que pertence a todos os espaços e que preza sempre pelo seu conforto e bem-estar.

Essa mulher certamente se preocupa em estar bonita, mas sempre visando em primeiro lugar, o seu bem-estar para estar realmente presente em todas as situações que precisa, desde a faculdade, até o jantar em família.

Pensando nesse novo perfil da mulher, no artigo de hoje iremos falar sobre duas grandes aliadas da mesma, que são as alpargatas e também as sapatilhas, entendendo com mais detalhes sobre cada uma e também identificando as suas semelhanças e diferenças de uso. 

O que e como é uma alpargata?

A alpargata é um famoso modelo de calçado que foi originado na França, sendo usado pelos trabalhadores das docas francesas. Esse modelo de calçado ganhou o coração das pessoas e se tornou moda nos anos de 1980. 

Com o passar dos anos, ele ficou mais esquecido de uma maneira geral, mas em 2012 ele voltou com ainda mais força para o mundo da moda, com as alpargatas fazendo parte da moda mais casual. 

Depois dessa alta, várias empresas começaram a criar os seus próprios modelos de alpargatas, mas sempre seguindo o modelo original da mesma. 

De uma maneira geral, as alpargatas são elaboradas em lona ou em brim, possuindo um solado de borracha ou mesmo de corda.

Ela é considerada como um calçado leve e unissex que pode ser usado tanto para trabalhar, quanto para o dia a dia. 

O que e como é uma sapatilha?

A sapatilha é um calçado mais aberto do que a alpargata que pode ser usada para a prática de ballet (sapatilhas de ponta específicas) ou mesmo no dia a dia para compor um look mais casual e confortável. 

Os modelos de sapatilha não possuem saltos e são uma boa escolha para os dias mais corridos. 

Alpargatas x sapatilhas: semelhanças e diferenças

Agora que entendemos com mais detalhes o que é uma alpargata e o que é uma sapatilha, veremos abaixo quais são as principais diferenças na sua confecção. 

Design

O design das alpargatas e das sapatilhas são bem parecidos, mas a sapatilha acaba sendo um calçado mais aberto do que a alpargata.

Conforto

Ambos os calçados são muito confortáveis e combinam com diferentes tipos e combinações de looks. Os modelos das sapatilhas e das alpargatas podem ser encontrados sem a opção de salto ou mesmo com a opção de um salto menor e mais leve, que na grande maioria das vezes é de modelo quadrado e muito confortável para uso.

Ventilação

De uma maneira geral, ambos são calçados fechados em que não há uma grande ventilação. Para que haja uma melhor ventilação nos pés, os modelos com furos são os mais recomendados.  

Mesmo os modelos com furos, depois do uso, devem ficar um pouco no sol e em um ambiente arejado para que o ar circule no calçado. O uso de talco nas sapatilhas e alpargatas também ajuda nesse cenário. 

Tecido

As alpargatas são confeccionadas em tecido de algodão, sendo muito confortáveis para uso. É importante ressaltar que os modelos de calçados em tecido costumam ceder com o tempo. Existem alguns modelos de alpargata que também são feitos em lona. 

As sapatilhas podem ser feitas com material de couro, borracha, tecido, algodão, camurça e também de nobuck. Os materiais mais pesados são mais indicados para serem usados durante a estação do outono e do inverno, já que tendem a esquentar mais os pés da pessoa. 

Solado

Na grande maioria das vezes o solado tradicional da alpargata é feito de corda, mas nos dias de hoje, existem outros tipos de solados disponíveis, como o de borracha, que garante uma maior durabilidade para o produto.  

Até mesmo o solado de corda, em muitos dos casos, costuma ter um solado de borracha por baixo, isso também para ajudar na durabilidade do sapato. 

Já o solado de uma sapatilha pode ser confeccionado com outros tipos de materiais, como o PVC e também o TR, que garantem que a sapatilha seja mais leve, confortável, resistente e que também dure por um bom tempo de uso. 

Fabricação

As alpargatas podem ser fabricadas tanto pelas grandes indústrias, como também de uma maneira artesanal com materiais mais sustentáveis na confecção.

As sapatilhas também têm um grande espaço na confecção das grandes indústrias de sapatos, mas elas também podem ser fabricadas de maneira artesanal. 

Normalmente as sapatilhas voltadas para o balé costumam ser artesanais e mais exclusivas para cada dançarina.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.