Atendimento ao público e ao cliente

Atendimento ao público e ao cliente

O serviço à sociedade deve buscar qualidade e excelência. Atrair clientes não depende apenas dos métodos de marketing e vendas, mas também de como eles são tratados e como são tratados na empresa – presencial ou virtualmente.

Somos todos clientes. Comprar em uma, duas, várias e infinitas lojas é essencial para a vida social, embora a maioria das pessoas não atinja níveis ameaçadores de consumo. Sempre que pensamos em comprar, consideramos mais os serviços, principalmente quando se trata da primeira experiência de trabalhar com uma empresa ou loja deste tipo. Por outro lado, quem vende também precisa enfrentar o problema e há boas alternativas para isso, tanto com exemplos práticos quanto com

Bom atendimento é essencial 

Já dissemos que todos somos clientes. Então, imagine sua experiência em três situações: em qualquer loja com negociações normais, em outra com atendimento ruim e em uma terceira que lhe garantiu mais satisfação do que o esperado. Obviamente, o último caso é aquele que você lembra e que chama sua atenção. Talvez, se você precisar de um produto ou serviço, outra compra seja feita neste local.

Assim, o conceito de bom atendimento ao público vem da relação que o consumidor cria com a empresa que se destaca das demais, ou seja, a diferença é charmosa. Embora em teoria pareça uma conquista simples, na vida cotidiana vemos exatamente o oposto. Quantas lojas e estabelecimentos você já se tornou um cliente regular e pode recomendar com segurança a amigos e pessoas próximas a você?

Portanto, pensar como consumidor deve ser a primeira e mais básica atitude de um vendedor que busca orientação no atendimento ao cliente. Colocar-se no lugar de outra pessoa indicará interesse em construir bons relacionamentos e mostrará que isso é mais do que apenas um número. É aqui que, infelizmente, muitas empresas, tanto celebridades quanto startups, erram. Além disso, neste período econômico difícil no Brasil, todos são importantes. Por esse motivo, é importante encontrar alternativas, tanto com um curso online sobre atendimento ao público quanto encontrando materiais e guias que forneçam uma estrutura e ideias sobre o que precisa ser feito para atingir um nível perfeito.

Fundamentos para um bom atendimento ao cliente

atendimento ao público

Diversas plataformas e interações surgiram na Internet hoje que tornaram mais fácil entrar em contato e vender com os clientes. Mas, em um bom atendimento ao cliente, a tecnologia pode ser amiga e inimiga. Pode parecer mais fácil não encarar as pessoas, mas você também perde muito, incluindo o “charme” e a superioridade de expectativas de que falamos antes.

Infelizmente, esse pequeno contato pessoal torna muitos profissionais e vendedores extremamente mecânicos e desprovidos da empatia que importa. Isso levanta a questão: só uma simples venda pode superar as expectativas, deixando espaço para uma eventual fidelidade, que é o objetivo de todo profissional de marketing? Muitos especialistas garantem que este não é o caso. Assim, independentemente da plataforma, tudo é válido para atingir um nível de excelência e qualidade tanto pessoalmente como através de outro canal (chat online, redes sociais, telefone, aplicações).

Além disso, antes de pensar em “ir mais longe”, é necessário verificar se os conceitos básicos estão bem executados e implementados. Não faz sentido voar em voos maiores se o essencial não estiver funcionando. Nesse conceito de atendimento, podemos citar alguns passos fundamentais que todo vendedor deve sempre avaliar (afinal, esse é um ciclo que requer análise para funcionar de forma plena e permanente). Confira algumas dicas:

Compreender o cliente

O comportamento de cada pessoa é diferente, por isso muitos especialistas garantem que cada consumidor seja único. Na verdade, há muitos fatores a serem considerados durante a manutenção e venda. Compreender o cliente é o primeiro passo. Você não só precisa se colocar no lugar deles, mas também fazer sua pesquisa para entender a essência do assunto e obter satisfação total. Na prática, é saber o que você está vendendo, ajudar no gerenciamento de um sistema ou na utilização de um produto, verificar se essa opção atende à sua necessidade, entre outras ações.

Empatia

Empatia é a palavra-chave quando se trata de um bom atendimento ao cliente. Seja em uma loja ou online você precisa se comunicar com as pessoas (por exemplo, na recepção), a comunicação diz muito sobre a atitude da empresa e de sua equipe. Lembre-se que as pessoas são diferentes e têm comportamentos infinitos, por isso mostrar interesse e prazer em servir é importante para todos, independentemente de suas características físicas ou psicológicas. Ninguém gosta de ser tratado com desprezo e nojo. Para tal, pode utilizar uma série de opções que otimizam o seu contato com diferentes pessoas, por exemplo, a comunicação alternativa, que permite utilizar determinados métodos de serviço de acordo com uma necessidade específica. Por exemplo, uma pessoa com problemas de fala requer atenção especial ao se aproximar, assim como um surdo que se comunica em Libras. Você entendeu que o serviço vai muito além do que pensamos?

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