Como isolar um fio elétrico de maneira mais fácil?

Quando o assunto é sobre a energia elétrica e os condutores de energia, muitas pessoas logo pensam em chamar um profissional eletricista para resolver os seus problemas rotineiros com a energia elétrica da sua residência.

Mas, será que alguns serviços mais simples relacionados com a energia elétrica podem ser feitos pelas pessoas sem a ajuda desse profissional? E é sobre isso que vamos descobrir no artigo de hoje.

O leitor sabe o que é um material isolante de fio elétrico? Sabe para o que ele é usado e qual a sua verdadeira importância? Se ainda não sabe, vem agora mesmo com a gente descobrir mais sobre isso. 

Qual é a principal função do isolamento de um fio elétrico? 

A principal missão de qualquer material que é considerado isolante de energia, é a de separar um condutor de energia, fazendo com que a eletricidade transite apenas onde realmente deve transitar. O condutor elétrico irá garantir que essa eletricidade não escape para qualquer outro lugar que não seja necessário e que possa machucar uma pessoa.  

Qual é a importância de isolar um cabo elétrico?

Isolar um fio elétrico de uma maneira mais fácil é importante para confinar todo o campo elétrico que acaba sendo gerado pela tensão feita dentro do condutor de energia elétrica.

Essa isolação é tão importante que, se houver qualquer problema ou estrago posterior nela (como algum rasgo na sua superfície ou até mesmo algum furo), pode acabar resultando em diversos problemas para o bom desempenho do cabo condutor de energia. 

Vale ressaltar que esse isolamento não é apenas importante para o bom desempenho do condutor elétrico, como também é necessário. 

O motivo principal para que uma pessoa faça um isolamento elétrico em um condutor, é para manter a segurança das pessoas em sua casa e evitar posteriores choques elétricos.

Muito além de evitar os choques elétricos, esse isolamento também atua protegendo o material em que a eletricidade passa. Essa ação nesse material ajuda a limitar o fluxo da eletricidade, isso entre o seu correto condutor, sem atingir nenhum outro tipo de material e sem abrir espaço para o risco de uma pessoa sofrer um choque elétrico. 

Qual é o perigo de um choque elétrico?

Um choque elétrico pode ocasionar em uma pessoa até mesmo um ferimento fatal, que é proveniente de movimentos involuntários feitos pelo corpo atacado. 

O seu perigo é tanto que, tomar um choque elétrico (dependendo da sua magnitude), pode até mesmo fazer com que a pessoa venha a óbito por conta de problemas no bombeamento do seu coração. O choque elétrico pode também causar contração muscular no corpo da pessoa. 

Quais são os produtos mais usados para isolar um fio elétrico de maneira mais fácil?

Em um primeiro momento vale ressaltar que, atualmente no mercado, não existe nenhum tipo de material que consiga prometer um isolamento elétrico que seja 100% perfeito.

Abaixo, iremos destacar os materiais que possuem sim, uma certa resistência contra a eletricidade, mas de modo algum essa resistência dura para sempre. Os materiais mais usados para isolar o fio elétrico de uma maneira mais fácil, são:

  • Fita isolante;
  • Fita isolante de fibra de vidro;
  • PVC;
  • Vidro;
  • Amianto;
  • Laminado rígido;
  • Silicone;
  • Verniz;
  • Resina;
  • Papel; 
  • Teflon; 
  • Entre outros materias.

Como Isolar o fio elétrico de forma simples?

O primeiro passo, é que a pessoa escolha o material correto para cada condutor e situação específica. De modo geral, a fita isolante acaba sendo o material mais utilizado nas situações rotineiras na casa dos brasileiros. 

O primeiro ponto que devemos destacar é o de que a fita isolante pode ser encontrada em diversas marcas, tamanhos, categorias, limites de tensão e modelos diferentes entre si (dentre outras demais diferenças). 

Antes de comprar uma fita, o primeiro detalhe que a pessoa deve se preocupar, diz respeito a tensão elétrica que a fita isolante suporta.

Para identificar esse limite, basta que a pessoa veja a embalagem da fita, lá estará descrita essa informação (algumas fitas isolantes podem até mesmo isolar 750 volts de energia elétrica).

De modo geral, as fitas isolantes são divididas por: fita básica, fita intermediária e fita profissional (com diferença de espessura e de limite de temperatura entre si). A fica mais básica costuma possuir uma espessura de 0,13 mm, suportando uma temperatura de, no máximo, 70 graus. 

Já a fita considerada como intermediária, possui uma espessura de 0,15 mm, e pode até mesmo suportar uma temperatura de 80 graus. Já a mais resistente é a fita profissional, que tem uma espessura de 0,18 mm e suporta uma temperatura muito mais elevada de 90 graus.

Normalmente no dia a dia das residências, uma dessas fitas isolantes dará conta do serviço necessário para o isolamento de algum fio condutor de eletricidade.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.