Como saber se um leilão é seguro?

Apesar de ser uma forma de compra e venda bem antiga, muitas pessoas ainda carregam dúvidas a respeito de como saber se um leilão é seguro, ou até o que é esse tipo de evento. 

Primeiramente, vale ressaltar que, um leilão pode trazer inúmeras vantagens para os adeptos dessa modalidade. 

No entanto, é necessário estar por dentro de como funciona todo o processo, para que não hajam problemas. 

Portanto, pensando nas dúvidas mais comuns relacionadas ao leilão, nesse artigo mostraremos algumas informações que você deve entender sobre.

O que é um leilão e como funciona?

O leilão é uma venda pública que permite a participação de qualquer pessoa que tenha interesse em comprar o bem que está sendo leiloado. 

Infelizmente, algumas pessoas ainda buscam por respostas sobre como saber se um leilão é seguro.

Até porque, algumas pessoas hoje aproveitam o momento, para aplicar golpes. 

Por isso, antes de participar de um, procure informações da empresa que está dirigindo o leilão e veja se a mesma é confiável. 

Entretanto, para participar de um leilão é preciso ser maior de idade, seja você uma pessoa qualquer ou de representação jurídica.

Além disso, nessa modalidade podem ser leiloados carros, imóveis, motos, quadros, roupas, joias, e outros inúmeros objetos, desde que tenham a sua origem comprovada dentro das condições jurídicas para o acontecimento do leilão.

Atualmente, existem leilões presencias e online, onde o segundo tipo você dar um lance sem esperar a data e a hora de início do leilão. 

Ambas modalidades do leilão acontecem da mesma forma, onde quem der o lance de valor mais alto, a partir do preço mínimo estabelecido, vence a compra, e assim, consegue adquirir o bem leiloado. 

Sendo assim, caso você esteja interessado em participar de um leilão, lembre-se que é importante ler o edital com atenção e se habilitar no site da gestora responsável pelo leiloamento.

No entanto, se você pretende apenas colocar um bem a venda, é preciso entrar em contato com a empresa administradora do leilão e verificar os procedimentos necessários, assim como os possíveis valores que podem ser cobrados para colocar o leilão no ar.

Por que participar de um leilão? 

Antes de como saber se um leilão é seguro, uma grande dúvida que pode surgir é: porque participar?

O envolvimento em um leilão costuma trazer benefícios, tanto para quem quer comprar algo, como para os vendedores de bens.

Diante disso, a principal vantagem de quem está procurando algo para comprar no leilão é que em boa parte deles, os bens que estão sendo leiloados têm seu lance inicial bem abaixo do valor de mercado.

Além disso, os vendedores também saem beneficiados, já que o leilão garante uma maior rapidez do pagamento.

 Isso porque, após a venda, o pagamento deve ser feito pelo comprador em no máximo 24 horas.

Como saber se um leilão é seguro? 

Imagine a situação de juntar dinheiro para comprar um carro em um leilão, conseguir o carro, pagar o valor definido e depois descobrir que isso não passava de um golpe. 

Infelizmente, muitas pessoas já passaram por um caso parecido, porque nunca pesquisaram formas de como saber se um leilão é seguro. 

Portanto, abaixo você poderá ver maneiras de saber se aquele leilão não passa apenas de uma fraude. 

Confira o endereço do site 

Antes de tudo, para descobrir se determinado site de leilão é seguro, basta verificar com atenção o endereço do site, vendo se condiz com o site verdadeiro.

Além disso, o site deve ser condizente com a empresa que está dirigindo o leilão, e não pode apresentar erros comuns de português. 

Inclusive, para que você consiga identificar melhor se tal site é apropriado, use a internet ao seu favor, e faça uma pesquisa sobre ele.

Verifique as redes sociais da empresa 

Como praticamente todo mundo hoje em dia possui alguma rede social, nem que seja apenas uma, é certo que uma boa empresa que realize leilões também marque presença em alguma.

Dessa forma, se por acaso alguma empresa na qual você pretenda fazer negócio não esteja ativa em pelo menos uma rede, pode desconfiar.

Geralmente, as redes sociais das empresas já deixam links, levando você diretamente para o perfil institucional da empresa, conseguindo assim, obter mais informações.

Pagamento 

É muito importante ficar atento com empresas que pedem para você realizar o pagamento do item em contas de terceiro.

Até porque, em leilões sérios e regulamentados, isso geralmente não acontece. 

Além disso, a conta em que você deverá depositar o valor do objeto que comprou, será a da operadora descrita no site do leilão. 

Já uma outra forma de como saber se um leilão é seguro, é vendo se a empresa responsável vai pedir o pagamento antes ou depois do fim do leiloamento. 

Isso porque, muitos sites que fazem fraudes solicitam um pagamento adiantado, e quando você se der conta do golpe, já será tarde demais.

Considerações finais

Agora que você sabe os principais pontos para como saber se um leilão é seguro, o que está esperando para participar desse evento hoje mesmo?

Poderá ser uma grande oportunidade para pagar bem mais barato.

Nos vemos em breve.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.