Como ter sucesso com sua pizzaria: dicas essenciais

Quem empreende fazendo pizzas sempre busca por boas dicas de como ter sucesso com sua pizzaria. Afinal, por um lado, é fato que o Brasil é um dos países que mais ama pizza no planeta. Nós produzimos 1 milhão delas por dia. No entanto, por outro lado, a concorrência no setor é alta e é difícil se destacar, especialmente em cidades com mais competidores.

Por isso, é importante traçar um plano de negócios aceitável e estudar muito sobre como ter sucesso com sua pizzaria. Afinal, bons resultados não caem do céu e devem ser conquistados com muito preparo, dedicação e uma série de ações específicas. Sim, é possível encontrar um “caminho das pedras” para gerenciar uma pizzaria de sucesso. Claro que cada caso é diferente, mas existem muitas condições em comum entre as pizzarias que dão certo.

Quer saber como ter sucesso com sua pizzaria? Então veja nossas dicas abaixo!

Como ter sucesso com sua pizzaria em 5 dicas

1. Amplie suas fontes de clientes

O primeiro ponto para garantir o sucesso da sua pizzaria é ampliar as fontes de clientes. Isso é essencial para garantir não só um fluxo maior de consumidores, mas uma estabilidade maior.

Por exemplo, suponha que você seja uma das pizzarias em Rappi. No entanto, você só atende por lá, no aplicativo. O que acontece se um dia ele sair do ar? Você fica sem faturar.

E se você abandonar o delivery de aplicativo e ficar só com o atendimento por telefone? O que acontece se um dia cair a sua linha? Fica sem cliente. Por isso, é importante ter vários pontos de conversão, como:

  • atendimento presencial;
  • aplicativo próprio;
  • aplicativo de terceiros (Rappi, iFood, etc.);
  • telefone;
  • site;
  • redes sociais;
  • WhatsApp.

2. Invista em ingredientes e receitas

No ramo alimentício, não dá para cortar custos nos ingredientes ou nas receitas. Isso porque é justamente esses elementos que garantem a fidelização dos clientes e a recomendação deles para outras pessoas. E todo mundo sabe que o marketing boca-a-boca é o mais eficaz de todos!

Por isso, invista em receitas realmente boas, feitas por mestres da pizza. Teste tudo sempre e garanta que sua massa estará a melhor possível. Em relação ao molho e aos ingredientes, sempre use os mais saborosos e com melhor caimento. Isso garantirá uma fidelização de clientes sem igual.

3. Tenha uma estratégia de marketing coerente

Qual o tipo de público que você quer alcançar com a sua pizzaria? Seja qual for, você precisará de uma estratégia de marketing coerente, tanto em termos de linguagem, como de preço (falaremos sobre isso no próximo ponto) e localização das campanhas.

Por exemplo, os mais jovens aceitam memes e mais informalidade no marketing feito nas redes sociais. Os mais velhos podem funcionar melhor pelo WhatsApp e com um pouco mais de formalidade.

Adeque a sua comunicação ao tipo de público que quer atingir e ao tipo de marca que deseja ser. Isso dirá quais ferramentas usar e como alcançar o seu público do jeito certo.

4. Controle a precificação das pizzas com mão de ferro

É muito difícil empreender no Brasil. Prova disso é que 50% de todas as empresas nacionais param de funcionar depois de 4 anos. No setor alimentício, em que as margens de lucro são minúsculas, isso é ainda mais verdadeiro.

Portanto, foque a maior parte da sua gestão no controle da precificação das pizzas. Controle isso com muita atenção para garantir uma boa margem sempre, evitando ter problemas financeiros por não faturar o suficiente.

Pode não parecer, mas isso é muito comum, especialmente em pizzarias de bairro, sem grande controle de gestão. É essencial que você faça uma avaliação do custo/benefício do produto, evitando cortar gastos nos ingredientes.

5. Invista em novidades para atrair clientes

Por fim, lembre-se de que é preciso ficar sempre à frente dos competidores. Por isso, você precisará sempre investir em novidades para atrair e fidelizar clientes. Por exemplo, fazer rodízio é legal, mas que tal vender um kit pizza, em que você manda as massas e alguns recheios para a pessoa montar em casa? Isso dá uma sensação muito legal para o consumidor chamar os amigos e armar um jantar em casa.

Por que não investir em uma pizza quadrada, por exemplo? Esse pode ser um diferencial interessante. Outra boa ideia pode ser um sistema de “faça a sua pizza”. Um aniversário de pizza no seu restaurante é uma boa pedida, assim como um livro de receitas ou um curso de pizzaiolo.

Seja como for, busque maneiras inovadoras de monetizar o seu trabalho e sempre inove para conquistar os clientes pelas novidades.

Pronto! Apesar de parecer pouco, esses 5 pontos são a chave de como ter sucesso com sua pizzaria. Essa é a estrutura básica para garantir que você aumentará as chances do seu negócio dar certo: ter um bom fluxo de clientes vindos de várias direções, ter um produto de qualidade e que fideliza, comunicar isso ao público, ter uma boa margem de lucro controlada e sempre inovar para estar à frente da concorrência.

Gostou das nossas dicas? Então comente abaixo qual delas foi a mais útil para você!

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