Conheça os principais tipos de seguros e quando contratá-los

Sabemos que imprevistos podem acontecer em qualquer momento da nossa vida. Como o nome já diz, não conseguimos prever, o que é imprevisto. No entanto, podemos nos preparar para essas situações, com o objetivo de não ficar desamparados e nem desamparar aqueles a quem amamos.

Mas talvez você se pergunte: como posso me preparar para o que não posso prever? Existem alguns recursos que podemos adquirir com o objetivo de realizar essa preparação.

Um desses recursos é o seguro. Existem vários tipos de seguros e cada um deles pode atender a uma necessidade, com o objetivo de te amparar ou amparar aqueles envolvidos no imprevisto.

Com um seguro, você não vai mais estar a mercê dos imprevistos que podem acontecer na sua vida. Você realmente vai ter a segurança que deseja, em qualquer momento que você precisar.

Mas quais são os principais tipos de seguros e como cada tipo de seguro pode ser útil para você? Para te ajudar a entender melhor esses aspectos, preparamos esse artigo que vai explanar mais informações a respeito dos tipos de seguros.

Fique com a gente e esteja sempre preparado para qualquer imprevisto que acontecer, por saber mais sobre os tipos de seguros que você pode contratar.

O que são seguros?

Seguro é o nome que se dá a um contrato feito por uma empresa especializada em cuidar de sinistros, com uma pessoa física ou jurídica que quer se manter precavido para situações de imprevistos.

Esse contrato também pode se chamar apólice de seguro e pode ser feito com vários objetivos, dependendo da necessidade do contratante. 

O seguro pode ser de vida, veicular, residencial ou empresarial. Cada um desses seguros atende a uma necessidade específica, como veremos ao longo deste artigo.


Em todos os tipos de seguros existem aspectos parecidos, no que diz respeito a forma de contratação e a burocracia que envolve esse tipo de negociação.

O contratante precisa pagar mensalmente ou anualmente, parcelas referentes ao seguro à empresa contratada. Essas parcelas também são chamadas de prêmio. Entre outras coisas, o prêmio arrecadado com o objetivo de criar um fundo para todos os contratantes que precisarem acionar o seguro.

No entanto, muitas vezes para solicitar a cobertura de um sinistro, é necessário pagar um pequeno valor, chamado de franquia, para que a seguradora cubra os valores perdidos.

Por que contratar seguros?

Algumas pessoas se questionam em relação à necessidade de contratar um seguro. Isso porque, elas acham que é dinheiro desperdiçado e ficam com o pé atrás em relação a franquia que precisam pagar em algumas situações.

No entanto, vale muito a pena contratar um seguro. Geralmente o valor das parcelas é bem baixo a franquia é apenas um valor mínimo, para sanar um problema maior.

Por exemplo, digamos que acontece um sinistro que os danos somam R$ 20.000. Se você não tiver um seguro, você vai ter que pagar esse valor sozinho. Mas se você tiver um seguro que cubra os danos, você vai ter que pagar uma pequena fração desse valor e a seguradora vai cobrir a maior parte dos gastos.  

Tipos de seguros

Veja agora os principais tipos de seguros que você pode contratar.

Residencial

O seguro residencial é um seguro esquecido por muitos, mas muito útil. Geralmente esse tipo de seguro te assegura de danos causados por roubo, furto e desastres. Além disso, muitos seguros residências também te dão o direito de solicitar alguns profissionais, sem nenhum custo, como encanador e eletricista.

Veicular

O seguro veicular é um dos seguros mais populares. Esse é um ótimo seguro para você contratar, pois ele pode te livrar da dor de cabeça de arcar com danos em seu próprio carro, no carro de terceiros, além de furto, roubo e acidente.

Vida

Fazer um seguro de vida é um tabu que precisa ser derrubado. Com certeza você não quer deixar a sua família despreparada, se algo acontecer com você. Fazer um seguro de vida é uma forma de continuar cuidando dos seus, mesmo que algo ruim aconteça.

Empresarial

O seguro empresarial protege uma empresa contra possíveis danos que podem acontecer. Esses danos podem ser materiais, mas também podem ser ampliados para a proteção dos funcionários.

Quando contratar um seguro?

Agora é a hora de contratar um seguro! Não espere por mais tempo, pois como sabemos, não podemos prever o imprevisto.

Quando você menos esperar, pode acontecer algo desagradável e é importante estar preparado para essas situações.

Como contratar um seguro?

Existem várias formas de contratar um seguro. Você pode fazer isso pela internet, procurando uma corretora confiável. Você pode também encontrar um corretor de seguro que esteja perto de você.

Além disso, muitos bancos oferecem seus próprios seguros e se você já for um cliente, você pode até mesmo conseguir alguns descontos especiais.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.