Dicas de harmonização de vinhos com pratos populares

Nesse friozinho, quem é que não adora poder degustar um copo de vinho? A maioria de nós brasileiros tem o bom gosto pelo vinho, mesmo não fazendo tanta parte da história de nossa cultura. 

Vinho bom, é o vinho acompanhado com o prato certo, não é mesmo? Diversos queijos, por exemplo, combinam exatamente com o sabor de determinada uva usada na fabricação do vinho. Mas espera aí… Quais das nossas comidas cotidianas combinam com um vinho específico? É essa dica que pensamos trazer para vocês hoje.

Quer acertar a uva do vinho com o prato do jantar? Você vai adorar esse artigo.

Arroz, feijão e vinho

Frio, arroz, feijão e vinho! Sim, é possível conseguir uma boa combinação de vinho com um dos pratos mais visto na mesa do trabalhador brasileiro. 

Uva Carmenere! Essa é a grande dica para o prato abordado. O sabor de frutas vermelhas é totalmente saboroso, combinado com a cor forte de carmenere. O vinho que é´usado para se tomar com bons temperos, é uma excelente opção.

Fique atenta somente com o alho. Isso porque o gosto do alho predomina sobre diversos outros sabores. O excesso de alho pode matar a essência do vinho escolhido.

Macarrão com molho branco e chardonnay

Quem não adora aquele macarrão delicioso com um molho branco ainda mais? Aqui está uma combinação feita por muitas localidades mundo afora. Macarrão com vinho é uma combinação única e totalmente interligada. Uma boa opção quando se janta à dois.

O macarrão é a base do sabor, o chardonnay, um complemento de luxo. O prato francês com molho béchamel, ficou popularmente conhecido no Brasil como molho branco. Esse é um excelente prato. 

E muitos dos grandes pratos combinam com chardonnay.

Pão com linguiça e lambrusco

Quem nunca viajou pelo Brasil e comeu um pão com linguiça frita, nos restaurantes a beira da estrada? Para quem nunca fez o percurso, é uma excelente indicação. Tanto a viagem, quanto o pão com linguiça.

Mas temos uma dica de acompanhamento que você vai adorar.

Você precisa comer pão com linguiça e lambrusco. O vinho italiano é excelente caso você pense em usar linguiças temperadas e as adoradas cebolas roxas. A combinação trará uma explosão de sabores, única em sua vida.

O segredo de comprar um bom vinho

Quando se vai ao mercado comprar frutas, tem todo um segredo para escolhê-las, certo? Aqui vão dois grandes segredos que mudará o paladar de seu vinho:

Em primeiro momento, sabem aquele selo escrito “reservado” nas garrafas de vinho? Não acredite nisso.  É apenas uma jogada de marketing e não faz nenhum efeito sobre o paladar do vinho escolhido. 

A segunda dica é mais favorável para se escolher melhor o vinho. Vinhos não “gostam” de iluminação, barulho e principalmente calor. Vai comprar um vinho no mercado? Opte sempre pelos mais escondidos. Todos os fatores negativos ao vinho citado acima, muda toda estrutura e sabor do líquido dentro da garrafa.

Compartilhe nossas dicas com seus amigos e ajudem-os a combinar excelentes vinhos com alguns de nossos pratos comuns na mesa do brasileiro.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.