Dicas de manutenção de refrigeradores que você deve colocar em prática

A sua ideia de manutenção de refrigeradores está reabastecendo as prateleiras com suas guloseimas favoritas? Nesse caso, talvez seja hora de considerar uma abordagem melhor para cuidar e limpar a geladeira. Este aparelho funciona muito para você 24 horas por dia, 7 dias por semana, e precisa de alguma atenção para continuar funcionando da melhor forma.

A cada três a seis meses, reserve alguns minutos para ler as dicas simples de manutenção do refrigerador abaixo. Se você tiver problemas sérios com o eletrodoméstico ou quiser uma empresa especializada em conserto de geladeira, entre em contato com a Eletro BH para um serviço excepcional.

Nove dicas essenciais para manutenção de refrigeradores

Com apenas um pouco de esforço, você pode reduzir os custos de energia e evitar a substituição prematura do refrigerador.

          1. Verifique a junta.

Danos ou sujeira podem impedir que a gaxeta ou a vedação da porta selem corretamente e mantenham o ar frio na geladeira. Se a junta parecer amassada, torcida, rachada ou rasgada, provavelmente é hora de substituí-la. Caso contrário, use água morna e um pano ou esponja para limpar a gaxeta periodicamente, especialmente dentro das dobras, onde a sujeira pode se esconder.

Outro truque de manutenção para uma junta de refrigerador com vedação fraca é aplicar uma fina camada de vaselina na junta após limpá-la. Uma camada fina é suficiente para melhorar a sucção.

         2. Remova as obstruções das aberturas.

As aberturas de ventilação do freezer circulam o ar frio para a geladeira. Se as aberturas de ventilação estiverem bloqueadas ou o freezer estiver muito cheio, nem o freezer nem a geladeira esfriarão adequadamente. Uma tarefa importante para a manutenção do refrigerador é afastar as embalagens de alimentos de todos os respiradouros. Além disso, evite lotar muito a geladeira, o que também prejudica a circulação de ar. Para ajudar o seu aparelho a manter a eficiência energética, tente mantê-lo três quartos cheio.

         3. Limpe as serpentinas do condensador.

O acúmulo de poeira nas serpentinas do condensador do refrigerador impede que elas liberem calor. O resultado é um compressor que deve trabalhar muito e por muito tempo para fazer seu trabalho. Ao limpar as bobinas pelo menos uma vez a cada seis meses, você pode economizar energia e prolongar a vida útil de sua geladeira – sem mencionar que evita reparos desnecessários. Se você tiver animais domésticos que eliminam, pode ser necessário realizar esta tarefa com mais frequência. As bobinas estão localizadas na parte inferior da geladeira, na frente ou atrás, dependendo do modelo. Para limpar as bobinas, use uma escova de limpeza de bobinas e um aspirador .

         4. Limpe o ventilador do condensador.

Os ventiladores do condensador do refrigerador podem ser como ímãs para sujeira, poeira, pedaços de papel e até ratos aventureiros. Se o ventilador estiver bloqueado por detritos, o refrigerador não pode esfriar adequadamente porque o ar não está circulando pelas serpentinas. Para limpar o ventilador do condensador, role o aparelho para longe da parede e remova a tampa de acesso do ventilador. (Verifique no manual do proprietário a localização do ventilador.) Use uma escova e aspirador para limpar as pás do ventilador e o vinco entre a pá e o motor.

        5. Defina a temperatura certa.

Esta é uma das dicas mais simples de manutenção de refrigeradores, mas é muito importante. Para uma operação ideal e eficiência energética, defina a temperatura do refrigerador para o meio das configurações disponíveis. A temperatura ideal da geladeira é entre 25ºC e 35ºC.

        6. Fique de olho no conteúdo do refrigerador.

Você sabia que a geladeira precisa de bastante conteúdo para manter a temperatura ideal? A massa térmica é necessária – você precisa de algo para absorver o ar quente quando as portas da geladeira se abrirem. Se o aparelho estiver vazio ou quase vazio, ele não pode funcionar com eficiência. Não tem muito na geladeira? Você pode colocar um jarro de água dentro.

Além de manter a geladeira cheia (mas não cheia), evite colocar alimentos quentes dentro . Embora alguns proprietários achem que podem resfriar alimentos rapidamente com a ajuda do eletrodoméstico, isso introduz muito calor no interior da geladeira, dificultando o trabalho de estabilizar a temperatura.

        7. Elimine o acúmulo de gelo.

Se você notar um acúmulo de meia polegada de gelo ou mais dentro da geladeira ou do freezer, é hora de eliminar o acúmulo. O excesso de gelo afetará o controle de temperatura do aparelho. Para descongelar manualmente o aparelho, coloque todos os alimentos em um refrigerador. Em seguida, desligue o aparelho. Assim que o gelo derreter, seque a água com uma toalha e ligue a geladeira. Espere até atingir a temperatura ideal e reabasteça os alimentos.

        8. Substitua as lâmpadas quando necessário.

Esta é uma dica de manutenção da geladeira que algumas pessoas ignoram, mas você pode evitar o uso desnecessário de energia e o desgaste do eletrodoméstico trocando as lâmpadas assim que elas se apagarem. Vamos encarar os fatos: quando as lâmpadas queimarem, você ficará mais tempo parado com a porta aberta para encontrar o que precisa.

        9. Programe a manutenção e o reparo profissional do refrigerador.

Além de cuidar e limpar regularmente a geladeira, às vezes você precisa de um profissional experiente para ajudá-lo a resolver problemas persistentes com a geladeira. Recorra aos técnicos experientes e amigáveis da Eletro BH para serviços especializados de reparo e manutenção de refrigeradores. Acesse: https://eletrobh.com.br/

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.