Dicas Logísticas Para Transporte De Produtos De E-commerce
Ter um e-commerce de sucesso, é o sonho dos grandes varejistas da internet. Presenciar uma empresa online crescendo e absorvendo o sucesso é realmente fabuloso. Mas para esse sucesso ser real, com certeza um dos fatores positivos desse empreendimento é uma gestão Logística de alta qualidade.
Um dos maiores problemas que o e-commerce encontra é quanto a Logística de produtos. A entrega as vezes de alto valor, encarece produtos que muitas vezes são adquiridos em outras lojas, fazendo com que seu fluxo fique abaixo do esperado. O que fazer?
Vamos das Dicas Logísticas para Transporte de Produtos de E-commerce, que darão um upgrade em seu estoque e principalmente em suas entregas, garantindo mais qualidade e dinheiro para seu negócio e claro, muitos clientes satisfeitos.
Esteja Sempre De Olho No Nível Do Estoque
Qualquer loja, seja on ou off-line, precisa estar sempre de olho no nível do estoque, pois qualquer falta ou muitos produtos encalhados, geram prejuízos ao empreendedor.
Um dos maiores problemas de um estoque é ter produtos encalhados, ou seja, aqueles que ou você comprou em demasia e agora não tem demanda ou são produtos que simplesmente ninguém se interesse.
Para garantir um fluxo de produtos de forma constante, porém nem mais nem menos, utilize softwares de gestão que controlem bem cada produto que está e não está nas gôndolas. Garanta que seu cliente tenha sempre os produtos que quiser.
Tenha Uma Frota Suficiente Para O Tamanho Do Seu Negócio
Quanto maior a loja online, maior deve ser a frota de veículos que entreguem os produtos. No caso de pequenos e-commerce que em geral terceirizam todo processo logístico, a preocupação tem que ser ainda maior, já que o custo tende a ser mais alto, mas não pode ser algo dispendioso ao cliente.
Por isso antes de contratar uma transportadora que entregue seus produtos no prazo e com cuidado dobrado e constante, avalie os custos para a empresa e principalmente quanto ficará para o cliente no frete final. Garanta que ele pague o menos possível, para continuar garantindo seu preço sempre mais baixo que a concorrência.
Dê Liberdade Ao Cliente Em Escolher A Forma De Pagamento, Entrega E Garanta O Produto
Outro ponto fundamental, é não determinar como o seu cliente pode pagar em seu site. Dê a ele todas as formas possíveis de comprar online, seja por cartão de crédito, boleto, paypal…o importante é que ele se sinta à vontade e principalmente seguro em sua loja.
E o mais importante: garanta que ele receba os produtos que comprou. Garanta que isso aconteça e não permita que o produto chegue com qualquer avaria, pois essas preocupações no final da contas, irão geral bônus para seu negócio.
Garanta Datas De Entregas Reais
Assim que seu cliente compra algo em seu e-commerce, automaticamente o valor do frete é anunciado e também a data que o produto chegará nas mãos dele. Tenha certeza que a transportadora terá condições reais de entregar esse produto no prazo estipulado, pois não existe coisa pior para uma empresa do que receber reclamações por conta de produtos que chegaram depois.
Tenha Canais De Comunicação Eficientes Com Seus Clientes
Se você está montando sua loja, fique ciente de que irá precisar de um canal eficiente de comunicação com seus clientes. Eles querem controlar seus produtos, querem saber o pôr que de determinados problemas e também estão dispostos a agradecer e elogiar seu negócio.
Portanto tenha um SAC e também profissionais que conversem com seus clientes, que estejam determinados a ajuda-los e ofereça whatsapp, telegram, mais de um telefone comercial, além de e-mail e o que a tecnologia oferecer para que seu cliente se sinta ouvido e respeitado.
Proporcione O Rastreio Dos Produtos Em Tempo Real
Hoje através do site dos Correios, é possível rastrear qualquer produto que está em circulação no Brasil, sabendo cada ponto de distribuição que ele está parando e também quanto tempo falta para o produto chegar na casa do cliente.
Caso queira ter um serviço próprio para isso, tenha um programa eficiente que mostre em tempo real cada passo do transporte, dando segurança ao cliente, de que em breve ele receberá seu produto intacto.
Utilize A Logística Reversa Da Forma Correta
Quando um cliente devolve um produto? Como proceder? Segundo o Código de Defesa do Consumidor, uma pessoa que tenha adquirido um produto, pode devolvê-lo em um prazo de até 7 dias, sem qualquer ônus, cabendo a empresa a retirada do produto e reestocagem.
Para economizar, as transportadoras fazem a chamada Logística Reversa, ou seja, não enviam um carro especializado em buscar itens devolvidos, mas fazem uso do mesmo veículo que faz entregas, otimizando o serviço e não permitindo que o carro volte sempre vazio. Para que a Logística Reversa dê certo, é preciso que haja um grande planejamento, de forma que o serviço seja eficiente tanto na entrega como na devolução.
Estude E Aprenda Sobre Logística
O conhecimento é a chave do sucesso e se você tem uma e-commerce e quer colocar essas dicas que acabei de dar sobre logística para e-commerce, mas ainda tem muitas dúvidas, o ideal é que faça alguns cursos na área de logística e clicando aqui você irá acessar o site da EW Cursos onde você poderá encontra vários cursos de logística totalmente gratuitos. Você poderá aprender um pouco mais sobre uma área tão importante para seu negócio poder crescer ainda mais.
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