05 Dicas para manter sua privacidade na internet
A privacidade, como na vida real, é uma forma de manter suas intimidades, sejam elas senhas, contas, trabalho ou mesmo a vida virtual totalmente segura contra pessoas mal-intencionadas.
No entanto, nem sempre essa privacidade é respeitada, é aí que entram os hackers. Alguns “gênios” da tecnologia buscam prejudicar ou afetar sistemas inteiros ou um simples computador doméstico para obter diversão ou causar extorsão.
Para quem busca um pouco mais de segurança enquanto passa seu tempo navegando pela rede mundial de computadores, eu tenho algumas dicas para manter a sua privacidade na internet. Confira!
Qual a importância de proteger seus dados?
Já imaginou um desconhecido acessando suas redes sociais ou sua conta no banco? Parece assustador, não é? E realmente essa situação é de deixar qualquer pessoa em pânico, para muitos, as redes sociais tornou-se uma parte indispensável da sua própria vida.
Sem contar as perdas da conta do banco. Em outras palavras, os dados contidos na internet, seu nome e documentos são insubstituíveis e recuperá-los após uma invasão pode ser impossível.
A perda de dados seria como perder sua vida digitalmente, sem acesso a sua conta, ou seu dinheiro, empresa ou, em casos mais graves, a sua própria identidade.
O que diz a Lei Geral de Proteção de Dados?
A Lei nº 13.709/2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados diz que cada cidadão tem direito de ter privacidade sobre seus dados pessoais na internet.
Também tem como finalidade buscar esclarecimento das empresas, ou sites, sobre como essas informações pessoais são armazenadas, o motivo pelo quais elas são armazenadas e como são tratadas no meio digital.
A necessidade dessa lei se deve a inúmeros problemas relacionados a vazamento de informações pessoais de usuários de determinados sites, expondo assim senhas, documentações e dados sigilosos.
Um exemplo destes casos ocorreu com a empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, atualmente conhecida como Meta, onde dezenas de informações dos usuários vazaram.
Como manter meus dados resguardados?
Na era da informação, o vazamento de dados é o maior problema dessa geração, onde tudo, absolutamente tudo depende da rede mundial de computadores para funcionar. Desde uma simples transferência bancária até acessar um sistema de segurança de uma casa.
A vida de muitos está a poucos cliques de ser acessada. Então, como fazer para evitar a quebra da privacidade? Sei que a maioria que está lendo não possui conhecimento sobre como funciona a codificação de um site ou como criptografar seus dados.
No entanto, algumas atitudes permitirão que pessoas comuns, como eu e você, consigamos nos manter seguros enquanto navegamos na internet.
Use as configurações de privacidade da rede social
As redes sociais se tornaram a nova moda do mundo virtual nessa geração, onde muitos expõem suas vidas pessoais para todos verem. Mas, essa atitude pode representar um risco enorme para a segurança.
Um deslize e você divulga sua privacidade na internet e imediatamente todos passam a ter acesso a áreas que você não pretendia expor. É preciso bom senso nessas horas é saber separar o que postar e o que não postar.
O melhor a se fazer seria privar sua rede social, restringindo assim o acesso dela apenas para seus amigos e conhecidos, evitando olhares estranhos entrando e saindo do seu perfil.
Todas as redes sociais têm suas configurações de privacidade, basta acessá-las e ajustar da maneira que se sentir mais seguro.
Atenção redobrada com as compras online
Em 2019, o coronavírus nos surpreendeu com um longo e tedioso lockdown, obrigando todos a ficarem em casa. Nessa época, as compras online se tornaram a opção favorita dos brasileiro quando o assunto é consumir.
Mas, junto com essa onda vieram os golpistas. Muitos usuários suspeitos oferecendo produtos e serviços com valor absurdamente baixos e ofertas irrecusáveis, e todos estavam atrás das mesmas coisas, dos seus dados e do seu dinheiro.
A atenção da hora de comprar online deve ser redobrada, mesmo em sites famosos como o Mercado Livre. Atenção para os vendedores, para os preços e ofertas duvidosos.
Evite passar seus dados de cartão ou identidade a qualquer pessoa ou empresa online sem antes comprovar a veracidade da mesma.
Evite redes Wi-Fi públicas
Sim, os wi-fi gratuitos são e sempre serão um dos maiores perigos para sua segurança e para a sua privacidade na internet. Um hacker, por exemplo, pode facilmente se conectar ao seu aparelho utilizando a rede pública como ponte e acessar todas as suas informações.
Podendo copiá-los ou até sequestrar seus dados. Isso pode parecer um filme bem elaborado, mas é um perigo real.
Cuidado ao informar os lugares que você frequenta
O mesmo princípio das redes sociais, a divulgação de cada passo seu. Muitas pessoas acessam seu perfil diariamente e não tem como saber as intenções de cada um.
Expondo sua privacidade na internet dessa forma acaba atraindo aqueles que buscam formas de se aproveitar dessas informações para te prejudicar, ameaçar ou coisa pior. Quando fizer publicações em lugares, evite comentários dizendo sua localização ou frequência idas.
Evite usar computadores compartilhados
Pc compartilhados são muito comuns em lan houses, principalmente alguns anos atrás. Naquela época, nem todo mundo ficava ligado sobre proteção digital e muitos, aposto, já deixaram seu facebook logado em algum pc.
O perigo está aí. O navegador tem a capacidade de armazenar os dados dos usuários como senhas e logins, dados e documentos. Quando utilizar, por algum motivo, algum pc compartilhado, evite visitar sites ou acessar qualquer website que necessite da utilização ou cadastro de senhas e documentos pessoais.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.