Dicas para se organizar e estudar online

Cada vez mais o mercado de trabalho exige qualificações específicas, por isso, investir em curso online se tornaram a forma favorita de muitos jovens e adultos para conseguir profissionalizar-se e essa forma de estudar está aumentando em todo país a cada ano.

Em 2016, o número de alunos que decidiram investir em estudos online aumentou 21,4% e agora, em 2020, esse valor tende a aumentar ainda mais. Tudo isso graças a pandemia do covid-19 que forçou as instituições de ensino a encerrarem suas atividades presenciais.

Por mais fácil que pareça ser estudar no conforto de casa, muitos não conseguem atingir a qualidade de estudos que obtinha em aulas presenciais. Mas, com algumas simples sugestões você pode contornar essa situação. Continue lendo e conheça algumas dicas para se organizar e estudar online sem perder desempenho algum.

Tenha em mente seu objetivo e escolha o curso certo

No mundo dos cursos, tanto online quanto físico, existe uma vasta diversidade de profissionalização na qual você pode investir. Estar certo que que fez a escolha certa e traçar um objetivo em cima dessa escolha é uma dica preciosa que pode te poupar dor de cabeça futuramente, caso venha a descobrir que não gosta realmente do que escolheu.

A maioria dos cursos são divididos por níveis – básico, intermediário e avançado – que indicam em qual estágio da aprendizagem você está. Seu objetivo então seria iniciar os estudos do básico até o avançado ou até dominar completamente a disciplina. Você pode também ir mais além e criar objetivos a serem cumpridos como completar seus conhecimentos da área estudando variações daquele assunto. Por exemplo, se optar por informática, linguagem de programação seria uma variante deste curso.

Estratégia de estudos

Com a escolha definida e um objetivo bem claro em mente a seguir, é hora de dar início a esse plano com a próxima dica para se organizar e estudar online: a estratégia. Nada funciona perfeitamente bem sem uma boa estratégia traçada.

Sua estratégia começa pela escolha de um horário de estudos. Com a facilidade de estudar online, quando e onde quiser, é fácil escolher um horário. Você pode estabelecer um horário para iniciar os estudos, mas não precisa criar um para definir quando parar. O ideal é definir outra estratégia para isso.

Vai estudar um capítulo por dia? Um tema do curso? Vai dedicar apenas 1 ou 2 horas para o curso? Sua estratégia deve conter isso. Uma dica que te dou é que nunca pare os estudos no meio de um tema, o melhor seria estudar um capítulo por dia. Geralmente, em cursos online, os capítulos não são tão grandes e mesmo que sejam, você tem a praticidade de poder separar em capítulo em partes para estudar durante o dia.

Para quem trabalha, uma ótima dica de organização de estudos é iniciar o estudo online pela manhã, ante do trabalho, ao menos uma hora antes. Pare e volte a estudar de onde parou quando tiver um intervalo. Conclua os estudos no final do expediente, em casa, faça uma pequena revisão e encerre.

Você pode repetir essa estratégia 2 ou mais vezes por semana, ou todos os dias, se não for muito puxado. O importante é nunca deixar o mesmo capítulo para o dia seguinte, você não vai conseguir lembrar do que leu anteriormente e precisará recomeçar.

O ambiente de estudos

Não importa onde você esteja estudando, o ambiente deve te proporcionar o necessário para que seus estudos progridam. Mas, se por acaso você não tem um lugar “perfeito” busque um mais silencioso, confortável, onde consiga se concentrar na matéria. Se necessário usar bloqueadores de ruído para evitar que barulhos de desconcentram.

Lembrando que este ambiente deve oferecer uma boa conexão, afinal são aulas online, sem internet elas não funcionam. Um lugar com boa ergonomia que evite, após algum tempo, dores nas costas ou de cabeça, de pescoço ou que possa danificar sua visão.

Em casa você terá muitas opções e para melhorar essa dica, lembre-se de desligar qualquer aparelho que venha a apitar, como celulares, rádios e televisores.

Socialização

Pode parecer estranho, mas socializar-se é uma ótima dica para se organizar e estudar online. Primeiro que você sempre vai ter alguma dúvida sobre o curso, mesmo que já tenha conhecimento prévio.

A socialização serve para que você, e seus colegas do mesmo curso, possam conversar entre si, discutir sobre os temas e, claro tirar dúvidas um com o outro. Nada impede que você busque conversar com seu professor também, ele provavelmente será a pessoa mais indicada para te explicar a disciplina estudada.

Muitos sites de cursos online oferecem chats com alunos do mesmo curso e professores, socialize com eles, participe dos debates e não tenha vergonha de esclarecer suas dúvidas.

A possibilidade de expandir seus conhecimentos

Muitos que são contra estudar online usam como desculpa a falta de comunicação entre as pessoas, por estudarem pela internet em casa sem terem contato com outros estudantes. Isso é uma grande mentira, a internet está conectada com o mundo todo a todo tempo e, com isso, o aluno tem acesso a um número quase infinito de pessoas com os quais pode conversar que está ou já cursou sua disciplina.

Para quem está cursando outro idioma, a internet é perfeita para exercitar seu aprendizado. Alguns sites permitem conversar com pessoas de todas as partes do mundo, sendo assim, o estudante de idiomas, por exemplo, inglês, vai poder treinar seu aprendizado numa conversa ao vivo com pessoas nativas da língua inglesa.

A internet não está dificuldade o aprendizado, mas sim, fornecendo aos estudantes um grande número de pessoas a conhecer, profissionais nas áreas de estar cursando e conhecer experiências e dicas que o levarão a melhorar.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.