Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

O marketing digital para pequenas empresas é um elemento essencial para aumentar a visibilidade e garantir o relacionamento com os clientes. A internet proporcionou um novo ambiente para a interação com o público e a capacidade de competir de forma justa. Ter um plano competitivo e boas estratégias de marketing digital garante um melhor envolvimento com seu público.

Segundo dados da Conducef , atualmente existem 174.800 pequenas empresas no México, que representam 15,3% da empregabilidade. Isso significa que eles ainda não são tão fortes no mercado e precisam forçar os limites.

Se antes o marketing era apenas uma realidade para as grandes empresas, hoje esse cenário está mudando. Pequenas e médias empresas vêm utilizando o marketing digital para construir seu relacionamento com o público, o que também as destaca e aumenta a credibilidade de suas marcas com as dos concorrentes.

Por que investir em marketing digital para pequenas empresas?

Para pequenas empresas, é essencial obter o máximo de recursos pelo menor custo possível. Idealmente, é melhor se concentrar nas estratégias que exigem menos valor, por exemplo, garantindo que seus clientes potenciais o encontrem na Internet por meio de:

  • Exploração de motores de busca;
  • Links patrocinados
  • Visita nos perfis de redes sociais.

Aumente o alcance da sua empresa

O planejamento de marketing convencional é mais restrito. Por exemplo, os comerciais de rádio ou televisão são limitados ao público desse canal. A Internet está aqui para ampliar seu alcance e permitir que você cruze fronteiras.

Ao focar no marketing digital para pequenas empresas, a otimização da sua campanha é consideravelmente maior. Agora praticamente toda a população navega na Internet através de seus computadores desktop e smartphones. A publicação de uma campanha nas redes sociais pode atingir seu público de qualquer lugar do mundo. Atingir a amplitude para alcançar o público é uma vantagem essencial para as pequenas empresas.

Mostre sua marca

Outro grande benefício do marketing digital é que ele pode intensificar assertivamente a exposição da marca. Com boas estratégias, você pode segmentar sua campanha ou conteúdo para o público-alvo desejado. É uma maneira muito mais específica de trabalhar.

Compreender como o público se comporta e as plataformas mais usadas garantirá que as informações corretas cheguem perfeitamente. Produzir conteúdo de qualidade combinado às técnicas certas fará com que seu público o encontre a qualquer momento.

Segmente seu público

Com o marketing digital, ainda é possível segmentar seu público. Portanto, a interação ocorrerá de maneira diferente a cada etapa. Os materiais desenvolvidos e o conteúdo produzido serão direcionados ao seu público-alvo de acordo com o funil de vendas. As ferramentas certas permitirão que você personalize suas ações e crie um relacionamento eficaz com cada pessoa.

Medição de resultados

A medição dos resultados é extremamente relevante para adaptar todo o seu plano. Os dados e informações coletados de seus clientes garantem o crescimento da empresa. Uma vez que é possível determinar e adaptar seu plano estratégico.

E com o marketing digital, a medição é ainda mais simples. Ser capaz de detalhar quantos usuários viram, clicaram e realizaram alguma ação em suas campanhas. Os índices fornecidos permitem verificar se seu conteúdo está atraindo ou não seu público. E com isso você pode fazer os ajustes necessários.

Quais são as principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas?

Aqui estão algumas estratégias e técnicas que permitirão obter um bom lucro para a empresa, mas com o menor custo de investimento.

  • Investigue oportunidades

A pesquisa é sempre uma grande vantagem no marketing digital. A partir deles, você pode definir quem é seu cliente ideal, suas expectativas, suas pesquisas e os motivos que eles teriam para procurar o produto. Existem inúmeras ferramentas que podem ajudá-lo a obter esses dados.

E por que é importante entender quem é esse cliente em potencial? Simples, com o perfil correto, você não tentará vender seu produto para quem não tiver interesse. Em outras palavras, você economizará tempo e dinheiro.

  • Associações

Construir parcerias é uma atitude simples, mas oferece imensa visibilidade. O ideal é garantir o fortalecimento da sua empresa dentro do mercado potencial. Dentro da sua cidade, região ou estado.

Trabalhe em estreita colaboração com segmentos e instituições que aumentam sua atividade ou nicho. Por exemplo, os mecanismos de pesquisa consideram bem os links. Quando um site relevante é vinculado ao seu conteúdo, ele ganha muito em valor de marca.

As parcerias certas permitirão que a mensagem da sua marca alcance o maior número possível de pessoas.

  • Tenha uma presença online

Dado o avanço da Internet na vida das pessoas, ter presença on-line é praticamente obrigatório. Construir uma identidade virtual permite um relacionamento mais próximo com seu público-alvo. Incluindo sua compra subsequente.

Sua presença online pode ser em:

Explore todas as alternativas possíveis e viáveis ​​para a empresa. Esta ação garantirá que o Google encontre você!

Além de poder se apresentar ao seu público, você pode receber comentários. Ou seja, através das redes sociais ou mesmo do site / blog, você pode ouvir seu público. E saber o que eles acham da sua marca é essencial.

  • Plano de marketing prático

O plano estratégico de marketing digital deve ser muito bem projetado e pensado. Talvez seja tão relevante quanto um plano de negócios.

Para um planejamento adequado, é importante entender o pleno funcionamento da intenção de compra do seu cliente. Além de ser essencial estar ciente de seus concorrentes no mercado. Com isso, você avalia dados internos e externos que interferem no desenvolvimento.

Desenvolva um cronograma de ações e orçamento para implementação.

  • Marketing de conteúdo

Atrair o público-alvo é a intenção do marketing de conteúdo. E para isso, um material de qualidade deve ser criado e pensado estrategicamente. Usando técnicas de SEO e UX (experiência do usuário) que otimizam seu conteúdo.

Todo o material deve ser projetado para o seu cliente ideal e você deve definir como deve se comportar para impulsionar a venda. Realmente transforma sua liderança em um potencial comprador. Concentre-se em onde você está no funil de vendas e pegue-o.

O conteúdo pode ser apresentado de várias maneiras, como:

  • Em artigos de blog;
  • Vídeos;
  • Ilustrações
  • Áudio;
  • Livros eletrônicos;
  • Testemunhos;
  • Texto institucional.

E outros formatos propícios para pequenas empresas.

  • Crie e mantenha a credibilidade da marca.

Manter a credibilidade da marca fará com que sua empresa se refira ao seu tópico ou nicho. Você terá autoridade no setor, fazendo com que os consumidores, e principalmente os formadores de opinião, se lembrem de você.

Estar em evidência aumentará o número de clientes. Esse fortalecimento da credibilidade é feito por meio de conteúdo público. Seja por site, blog, mídia social ou email.

  • Crie uma base de leads

Enviar email marketing é uma boa estratégia para manter seus clientes em mente. Eles podem ser enviados com o conteúdo do blog ou para algum benefício, como um cupom de desconto.

Atitudes que promovem a lealdade do cliente e promovem a interação e o contato com seu público-alvo.

Em que mais investir tempo?

O marketing digital para pequenas empresas também deve se concentrar em:

  • Serviço amigável e qualidade;
  • Boa primeira impressão;
  • Venda não apenas produtos, mas boas experiências
  • Promova a fidelidade do cliente com ofertas especiais;
  • Crie experiências diferentes para cada público;
  • Mantenha a simplicidade
  • Invista em publicidade paga por clique (custo por clique).

Quais são as melhores métricas?

E para conhecer e entender as respostas de todo o processo, é importante ter boas métricas. Com isso, você pode verificar a evolução da sua empresa por períodos.

As principais métricas são:

  • ROI: retorno do investimento (calcule o retorno do seu investimento)
  • CAC: custo de aquisição por cliente (quanto investimento é necessário para um novo cliente).
  • CPC: custo por clique (valor para o cliente acessar o anúncio)
  • Tráfego (número de visitantes)
  • Taxa de conversão (progresso no funil de vendas até a venda)

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