Infecção urinária: como prevenir?

Infecção urinária: como prevenir?

Dor pélvica, ardor e vontade de urinar com mais frequência. Esses são sintomas comuns de infecções do trato urinário, um dos tipos mais comuns de infecções na população. De acordo com a American Association of Urology, as mulheres são as mais afetadas – cerca de 60% já experimentaram a doença pelo menos uma vez na vida. Entre os homens, as estimativas são menores – cerca de 12%.

As principais causas de infecções do trato urinário são bactérias presentes na vagina e no ânus. Essas áreas do corpo abrigam naturalmente um grande número de microrganismos que podem contaminar a urina do canal uretral e chegar à bexiga ou, em casos mais graves, aos rins. As bactérias mais comumente associadas a essas infecções são Escherichia coli, um microrganismo normal da flora intestinal humana. Entre os tipos mais comuns de ITU está a cistite.

Fatores de risco para infecção  

As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver infecções do trato urinário devido às características anatômicas do corpo feminino. O fato da uretra ser mais curta comparado com a do homem e a estrutura estar mais próxima do ânus aumenta as chances de infecção. Mas também existem outros fatores de risco.

Vida sexual ativa

A própria relação sexual aumenta o risco de infecção, além disso, esta é influenciada pelo uso de diafragma e espermicida, bem como pela falta de higiene antes e após a relação sexual.

Gravidez

Durante a gravidez, o fluxo urinário tende a se acumular no trato genital, principalmente devido ao aumento do volume do útero, que começa a comprimir o trato urinário.

Menopausa

Durante a menopausa, as alterações na mucosa vaginal e na microbiota estão associadas a um risco aumentado de colonização microbiana da vagina, o que contribui para o desenvolvimento de infecções do trato urinário.

Incontinencia urinaria

A urina residual e o esvaziamento vesical lento contribuem para infecções do trato urinário.

Infecção urinária: como prevenir?

Um sistema imunológico enfraquecido

Quando as defesas do corpo estão enfraquecidas, será difícil lutar contra agentes externos, como bactérias.

Fatores Obstrutivos

Condições como cálculos renais e refluxo vesicoureteral, que podem bloquear o trato urinário, além do uso prolongado de cateteres, estão associadas à infecção do trato urinário.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico de infecção do trato urinário é baseado na urinálise laboratorial, mas testes adicionais podem ser recomendados. O tratamento é feito com antibióticos e, na maioria dos casos, é de curta duração. No entanto, alguns pacientes podem ter infecções graves e recorrentes que requerem tratamento de longo prazo e até mesmo tratamento intravenoso em ambiente hospitalar.

Se você estiver sendo tratado para uma infecção do trato urinário e seus sintomas não melhorarem ou se tiver dor de estômago, febre e sangue na urina, consulte seu médico o mais rápido possível.

O que você pode fazer para prevenir uma infecção do trato urinário?

Hábitos de higiene

Ao usar o banheiro, sempre limpe-o da frente para trás, não ao contrário, e não use o mesmo papel higiênico duas vezes; evite banhos prolongados, principalmente se estiver usando banheira, pois a água pode rapidamente se contaminar pela flora da pele, e não se esqueça de lavar da frente para trás; Recomenda-se o uso de tampões durante o ciclo menstrual, pois eles mantêm a área da abertura da bexiga mais seca do que um tampão, o que limita o crescimento de bactérias.

Roupa

Escolha roupas confortáveis ​​e tecidos leves como o algodão. Dessa forma, você evita o acúmulo de umidade, fator que favorece o crescimento de bactérias.

Consumo de água

Beber água regularmente ajuda a diluir a urina e faz com que você urine com mais frequência, permitindo que as bactérias sejam liberadas do trato urinário antes que uma infecção possa ocorrer.

Método anticoncepcional

Mude seu método de controle de natalidade. Como mencionamos, os diafragmas e os espermicidas podem promover o crescimento bacteriano.

Confira também algumas Dicas para Escolher um Bom Plano de Saúde!

Continue lendo nosso site!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.