Quais são as melhores tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial?
Atualmente, pensar em tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial significa pensar também no agora, e não apenas no futuro.
Afinal, há algum tempo falava-se de Inteligência Artificial (IA) como um termo futurista e distante. Entretanto, hoje vemos cada dia mais esse conceito moldando a sociedade, os meios de produção e tudo mais quanto fazemos no dia a dia.
Com o intuito de manter você informado sobre esse tema, que ainda é pouco falado popularmente, criamos esse artigo.
Nele, citaremos 4 tecnologias incríveis que fomentam a Inteligência Artificial e que podem ser usadas no desenvolvimento de projetos baseados neste conceito.
Conheça 4 impressionantes tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial
Como dissemos no tópico anterior, as tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial são, basicamente, aquelas que estruturam a IA.
Portanto, criamos 4 tópicos para explicar cada um desses braços tecnológicos de uma forma mais detalhada. Acompanhe!
Deep Learning
A primeira dentre as tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial é a Deep Learning, que integra o grupo dos chamados “aprendizados de máquina”.
Inclusive, o termo “deep learning” significa “aprendizado profundo”, em tradução direta do inglês para o português.
Em resumo, essa tecnologia é uma forma de ensinar um computador a reconhecer vozes, identificar imagens e fazer previsões do tempo, por exemplo.
O Deep Learning é a base de ferramentas como os assistentes virtuais, a exemplo do Google Assistente e da Alexa, da Amazon.
Essa tecnologia não é a Inteligência Artificial em si, mas traz boas noções sobre os pressupostos desse conceito e é amplamente utilizada em projetos baseados em IA.
Machine Learning
A Machine Learning, que tem o seu termo traduzido para “aprendizado de máquina” em português, é a tecnologia mãe da IA, por assim dizer. Essa metodologia tecnológica é baseada no ensino do reconhecimento de padrões a computadores. Basicamente, o que é feito é a introdução guiada de bancos de dados que precisam ser lidos por computadores.
Nessa leitura, a máquina identifica termos, padrões de comportamento e intenções, tudo dentro dessa rede de códigos.
Para que você entenda de forma mais clara, os algoritmos usados em redes sociais e em motores de busca são baseados em Machine Learning.
Esses instrumentos de Inteligência Artificial são programados para identificar termos, palavras, expressões e outros fatores que indiquem padrões de comportamento dos usuários para tomar decisões, como o banimento de contas e o ranqueamento de resultados de pesquisas, por exemplo.
Processamento de Linguagem Natural
A próxima das tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial que queremos apresentar é o Processamento de Linguagem Natural (PLN).
O conceito por trás do PLN é simples de entender, mas difícil de assimilar por aqueles que têm “medo” das máquinas. Em suma, o Processamento de Linguagem Natural é o ensino de padrões de leitura a computadores.
Ao passarem por esse processo, as máquinas conseguem entender a nossa voz e o idioma que estamos pronunciando, ler textos criados por humanos e até identificar sentimentos através de expressões emocionais. Essa tecnologia também é muito utilizada em assistentes virtuais e mecanismos de organização em redes sociais.
Contudo, o PLN também é a base de alguns sistemas de monitoramento de pessoas que já funcionam em muitos países do mundo.
Visão Computacional
A última integrante da nossa lista de tecnologias para desenvolver projetos com inteligência artificial é a importante Visão Computacional. A Visão Computacional consiste basicamente na identificação e entendimento de imagens e vídeos por meio de máquinas.
Essa tecnologia é muito utilizada em sistemas de segurança e de monitoramento, mas também tem sido implantada em câmeras de smartphones, óculos de realidade virtual e outros instrumentos tecnológicos.
Inclusive, o metaverso, um conceito tecnológico que surgiu há pouco tempo, se utiliza muito da Visão Computacional para basear os seus processos.
Por fim, devemos dizer que o desenvolvimento de projetos eficientes na nova era tecnológica deve levar em consideração todos os aspectos da Inteligência Artificial.
Afinal, como vimos ao longo do texto, cada uma das tecnologias que formam esse conceito tem uma finalidade diferente, o que ilustra de forma ainda mais clara a necessidade de uma conjuntura.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.