Usar acessórios em prata na praia pode estragá-los?

A prata é um metal nobre brilhante e resistente. Porém, em comparação com o ouro, a sua capacidade de oxidação é um pouco maior. Por isso, surge a dúvida se usar prata na praia pode estragá-la.

Neste artigo, vamos explicar o que acontece com a prata quando entra em contato com a água do mar e o que você pode fazer caso ela estrague.

O que acontece com a prata na praia?

A prata tem um alto grau de oxidação, escurecendo quando entra em contato com o oxigênio, com suor e com resíduos poluentes do ar. Contudo, no cotidiano, ela pode demorar muito tempo para efetivamente mudar a aparência.

Na praia, esse processo é acelerado pela água do mar, porque o sal é um componente corrosivo. Assim, em algumas horas, a joia pode ficar completamente amarelada ou preta. Mesmo que a peça não seja utilizada dentro do mar, o sol excessivo, o suor exacerbado, o uso de protetor solar e a maresia com certeza vão oxidá-la.

A oxidação, pelo menos, é possível de ser resolvida. O problema maior é que, na praia, o vento carrega grãos de areia que podem arranhar a peça e marcas profundas só conseguem ser retiradas com um polimento profissional.

O que é oxidação?

Caso você nunca tenha ouvido falar na palavra ou ainda não sabe o seu significado, te explicamos. A oxidação é uma reação química caracterizada pela perda de elétrons de uma substância.

Esse processo pode ser complicado de entender, mas o que importa é saber que, em metais, a oxidação leva a uma corrosão. No ferro, por exemplo, ela gera a ferrugem.

Cada elemento químico sofre oxidação de formas diferentes. No caso da prata, na maioria dos casos, a única reação é o escurecimento da peça. Por isso, ela é considerada um metal relativamente resistente à corrosão e à oxidação, o que não significa que não se deve evitar o seu contato com outras substâncias.

A oxidação estraga a prata?

Nem sempre a oxidação estraga de vez a joia. Substâncias como o suor e cosméticos causam um escurecimento superficial que pode ser facilmente retirado. Porém, o contato com químicas pesadas, como produtos de limpeza, pode contaminar a prata e tornar a mancha irreversível.

Posso levar a prata para a praia?

Como usar acessórios de prata na praia pode estragá-los, o ideal é nem levá-los. Mesmo que o objetivo seja deixá-los guardados até a hora de ir embora, a maresia e os grãos de areia presentes no ar vão oxidá-los e arranhá-los.

Se for inevitável usar as joias de prata da praia, lave as peças com água doce cada vez que ela entrar em contato com a água salgada, para que o sal fique na peça por um tempo curto. Também retire os itens quando for passar protetor solar, esperando a pele absorver o produto antes de colocá-los de volta.

Quais acessórios podem ser usados na praia?

Ainda que os acessórios de prata devam ser evitados nessas condições, para serem resguardados para outras ocasiões, outros tipos de materiais podem complementar o seu look de verão. Na praia, opte por:

  • aço inox;
  • resina;
  • acrílico;
  • ouro.

Como recuperar prata estragada?

Se o problema é apenas o escurecimento do metal, é possível recuperar o brilho e a cor da prata em casa. Um dos modos de fazer isso é ferver as joias com sabão de coco e escová-las em seguida. Não se esqueça de enxaguá-las bem com água corrente.

Agora, se a prata possui arranhões, nem sempre é possível reverter em casa. Para tratar arranhões finos e superficiais nas peças, pode-se recorrer a flanelas e produtos de polimento de prata. Para uma joia que tem arranhões profundos, talvez seja necessário levar a peça para receber um polimento de um profissional.

Como pode-se perceber, apesar da prata ser resistente, é necessário tomar muito cuidado para a sua conservação. Sabe como evitar que acessórios de prata estraguem na praia? Deixe as suas dicas nos comentários.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.