Como criar um site para médicos especialistas?

Criar um site para profissionais da medicina não é uma tarefa tão diferente da criação de sites para quaisquer outras profissões, mas, obviamente, é preciso lidar com algumas especificidades e detalhes que fazem parte deste ramo.

Um site é uma ferramenta útil e necessária, já que por meio dele é possível atrair o público certo, composto de potenciais pacientes, e gerar novas consultas, mesmo fora do horário comercial, pois o site estará disponível no ar 24h.

Além disso, é preciso ter em mente que a internet é uma das formas mais usadas para pesquisar profissionais, conhecer o seu modo de trabalho e as suas referências, e quanto mais atrativo, eficiente e criterioso for o site, melhor.

Ter um site, garantirá que um seja encontrado mais facilmente, vai gerar autoridade necessária para tornar o profissional respeitado e conhecido, e aumentará a confiança, o número de agendamentos para consultas e a motivação do público a que ele se destina, levando a melhores resultados.

Neste artigo você contará com informações relevantes sobre como criar um site para médico especialista. Se deseja saber mais, continue conosco.

Crie um site você mesmo ou contrate um profissional

Para muitas pessoas, criar um site é uma tarefa desafiadora, mas a boa notícia é que, hoje, é possível encontrar na internet, ferramentas de construção de sites que facilitam este processo.

São plataformas indicadas para quaisquer pessoas que não tenham habilidades técnicas de programação e para quem deseja uma solução rápida e de baixo investimento.

No mercado existem muitas opções disponíveis, como o WIX, WordPress, Webnod, entre tantas outras, amplamente utilizadas por oferecer ao usuário recursos prontos, de fácil utilização, intuitivas e com possibilidade de personalização.

Nesta opção “faça você mesmo”, disponibilizar tempo e dedicação para aprender e desenvolver um bom trabalho, trará resultados importantes e contribuirá para atingir os seus objetivos.

Caso seu orçamento permita, e você decida terceirizar esta tarefa, a contratação de especialistas (designer, desenvolvedor de site ou uma agência), será um ótimo investimento, pois ele estará qualificado e habilitado para atender suas necessidades. 

Uma boa dica, é pesquisar sobre o profissional que irá contratar, analisar seu portfólio e priorizar aqueles que tenham experiência na criação de sites para profissionais da saúde.

Seja claro e objetivo

Tenha em mente que ao criar um site e disponibilizá-lo na internet, você receberá acessos de um público diverso, e ele precisa atender a todo o tipo de pacientes em potencial.

Por isso é imprescindível que as informações e o conteúdo sejam claros, precisos e acessíveis. Este fator ajuda a criar um relacionamento positivo, e uma boa comunicação com o paciente mesmo antes do primeiro contato com o médico.

Ao buscar e escolher um profissional, as pessoas costumam comparar e avaliar as qualificações e informações disponíveis, por isso, ter um site atrativo, dinâmico e que consiga atender as necessidades do paciente faz toda diferença.

Considere sempre a experiência do paciente

Ao criar o site, leve sempre em consideração que tipo de experiência o paciente pode ter. Se ela for negativa, dificilmente seus serviços serão contratados e ele retornará para uma nova visita.

Pense sempre sobre quais são as necessidades do seu público-alvo, o que ele pretende encontrar no seu site, quais conteúdos não podem faltar e a melhor forma de expor estas informações, para serem encontradas de forma prática e intuitiva.

Opte sempre por layout simples, fontes legíveis, e uma organização que facilite a navegação pela página. Esses elementos contribuem para uma experiência agradável e leve para qualquer pessoa

Por isso, dê destaque a informações como:

  • Resumo das suas experiências profissionais, como a formação, atividades realizadas e contribuições;
  • Contatos e local de atendimento;
  • Os serviços prestados, as especialidades e tratamentos oferecidos;
  • Os valores e convênios aceitos;
  • Depoimentos de outros pacientes e satisfação com o trabalho realizado.

Quanto mais completo os conteúdos no site, maior será sua relevância e autoridade, fazendo com que sua página apareça nos resultados de pesquisa de buscadores como o Google.

Fique sempre de olho nas recomendações do Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras rígidas e padrões éticos que precisam ser seguidos com relação à publicidade e a comunicação através de plataformas digitais.

É imprescindível estar ciente e conhecer as recomendações e normas do CFM, “que tratam das regras da publicidade médica, e visa impedir sensacionalismo, autopromoção e mercantilização do ato médico. Também evita abusos em propagandas e publicidades que podem levar a processos éticos-disciplinares.”

Aqui você pode acessar a Resolução CFM 1974/11, que aborda detalhadamente todas essas questões.

Invista em estratégias de Marketing Digital

O Marketing Digital é hoje uma das melhores formas de criar uma presença na internet, divulgar produtos e serviços no meio online e fortalecer a conexão e o relacionamento com as pessoas na rede.

Por isso, conhecer suas estratégias e aplicá-las de maneira eficiente será muito vantajoso para aproveitar ao máximo o que o ambiente virtual pode oferecer.

  • Crie conteúdos relevantes, através de um blog associado a seu site, por exemplo, trazendo informações, novidades e temas relacionados à saúde e aos serviços que você oferece;
  • Use técnicas de SEO, para ampliar e otimizar sua presença online, e para que seu site seja facilmente encontrado pelo público;
  • Torne o seu site responsivo, para ele ser facilmente acessado e se adapte às telas de quaisquer dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets.

Deixe disponível um formulário de agendamento

Considere disponibilizar um formulário de agendamento de consultas no seu site. Oferecer esta possibilidade, mesmo com o consultório fechado, facilita a vida de muitos pacientes e potencializa o acesso e alcance nos atendimentos.

Nesta categoria de autoatendimento, os pacientes não precisarão se deslocar ou esperar o horário comercial para conseguir entrar em contato e agendar uma consulta. Lembre-se de deixar o formulário em um lugar visível e de fácil acesso para esta prática ser eficiente e funcional.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e ajudado a conhecer os pontos mais importantes para pôr em prática a construção de seu site. 

Sabendo quais as ferramentas necessárias, e por onde começar, todo trabalho se torna mais fácil, fazendo com que você alcance suas metas e objetivos com o melhor desempenho possível.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.