Vender na Internet: 4 dicas essenciais para ter sucesso

Hoje em dia, vender na Internet é a principal forma das empresas sobreviverem à pandemia do novo coronavírus. Até mesmo antes da crise já se tinha a previsão de que os negócios deveriam tentar migrar para o mercado digital, se possível.

Para se ter ideia do tamanho dessas ferramentas, o e-commerce brasileiro vendeu mais de R$ 100 bilhões em 2020, um número recorde. E a previsão é de que venda ainda mais em 2021.

Quer saber como aproveitar esse momento e vender na Internet do jeito certo? Então veja nossas dicas abaixo!

4 dicas para vender na Internet com sucesso

1. Escolha a plataforma que mais se encaixa com seu negócio

Nem toda plataforma caberá em seu objetivo de venda, e é importante ter isso em mente quando decidir começar a vender na internet. O primeiro passo é conhecer a pluralidade de opções e estudar em qual delas o seu nicho se encaixa. Segue os principais exemplos:

  • Marketplace: O Marketplace é um site conglomerado de lojas virtuais. Nesta opção você cria uma loja própria dentro deste site, aproveitando as facilidades em divulgação e administração da loja, em troca de uma porcentagem das vendas. Exemplos de Marketplace famosos são Mercado Livre, OLX, Elo7 e até o Facebook;
  • Apps segmentados: Existem muitos aplicativos segmentados que podem ser úteis para você. Por exemplo, existem muitas lojas favoritas em Rappi que vendem comidas de todos os tipos para os consumidores. Também existem aplicativos direcionados para vendas de roupas apenas e mais;
  • Redes sociais: É possível fazer sucesso vendendo apenas nas redes sociais. Grupos de Facebook e página no Instagram são ideais para divulgar serviços como faxina, pintura, costura e criar conexões com seus clientes. Outro benefício é a ausência de taxas de administração;
  • Loja virtual: A opção com mais necessidade de investimento financeiro e a que mais traz liberdade futuramente para seu negócio. A loja virtual requer a montagem de um site próprio, sistema de administração de pedidos, de envio e de divulgação. Os frutos deste investimento são autonomia, controle de gastos, ausência de taxas para terceiros e a imagem profissional que o cliente terá de seus produtos;
  • Dropshipping: Um recurso de vendas que tem feito bastante sucesso nos últimos anos, é um modelo que consiste em vender sem estoque, como uma terceirização. Após a compra, o vendedor repassa o pagamento para o fornecedor, que envia o produto diretamente para o cliente.

2. Monte uma boa estratégia de marketing

Independente de qual modelo de venda online escolher, ele só irá funcionar se tiver um plano consistente de marketing. A forma principal de divulgação na internet, e a mais econômica, é criar uma conta nas principais redes sociais para interagir com seu público.

Outros recursos de marketing cruciais para alavancar suas vendas são o tráfego orgânico no Google, trabalhar o SEO de seu site para que ele se torne número 1 em resultados de sites de busca, e o tradicional “boca-a-boca”, construído a partir de boa reputação e avaliações positivas do desempenho de sua loja.

3. Invista em anúncios para ter melhores resultados

Muitas ações de divulgação na Internet são de longo prazo. Por exemplo, você pode montar um blog muito bom para a sua empresa ou loja virtual, mas ele levará algum tempo até conquistar a autoridade necessária para ganhar a autoridade necessária para atrair clientes de maneira consistente.

No entanto, existem ações na Internet que são eficazes e trazem resultados no curto prazo. Aliás, trazem resultados imediatos, basta começar a fazer. São os anúncios (ou tráfego pago, como também são chamados) no Google e nas redes sociais.

Esses anúncios são pagos, normalmente, com um custo por ação individual. Por exemplo, um determinado valor a cada clique recebido na propaganda, a cada conversão feita e por aí vai.

O custo depende muito da ação e do segmento. Por exemplo, baixar um app é uma ação que envolve muitos fatores, então é mais caro do que clicar no anúncio e ir para o seu site.

No entanto, com o orçamento certo e uma configuração de campanha adequada, é possível obter resultados muito significativos com o uso de anúncios nas redes sociais ou no Google.

4. Explore os gatilhos mentais do seu público

Existem certos gatilhos que ativam respostas mentais naturais no nosso cérebro. Por exemplo, você já ficou curioso e com vontade de experimentar aquela moda que está todo mundo seguindo? Pode ser experimentar as famosas paletas ou qualquer outra coisa em tendência em um momento.

Se sim, então saiba que você foi influenciado por um gatilho mental: o do medo de ficar de fora. Esse gatilho ativa uma resposta do nosso cérebro que faz com que tenhamos vontade de algo ou de alguma experiência por medo de sermos os únicos do nosso círculo a não ter essa situação.

Os gatilhos mentais são muito poderosos e podem ser usados por você para alcançar mais vendas. Um exemplo é o gatilho da urgência. Muitas lojas colocam sinais como “Últimas unidades”, “Desconto válido até x horas” e semelhantes para causar a sensação de que a compra deve ser feita naquela hora ou não terá mais a oportunidade.

Portanto, estude quais são os gatilhos mentais que você pode colocar na sua loja ou empresa para aumentar os seus negócios.

E aí, viu essas dicas sobre como vender na Internet? Com esse conteúdo, ficará mais fácil conseguir fechar negócios de maneira mais sustentável e previsível, até mesmo fora da Internet, caso possíve.

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