Como se inscrever na premiação de teatro e circo?

Possui um espetáculo teatral ou circense em Porto Alegre e gostaria de uma oportunidade para ter o seu trabalho reconhecido? Isso pode ser possível, através do Prêmio Açorianos de Teatro, Circo e Tibicuera de Teatro para o Público Infanto-juvenil, iniciativa da prefeitura de Porto Alegre. E o melhor: as inscrições já estão abertas.

Continue lendo para saber no que consiste esse concurso, principalmente na categoria de circo, e como se candidatar.

O que é circo-teatro?

Essa é uma modalidade de interpretação que usa artes de circo, como acrobacias, malabarismo, mágica e comédia de palhaços, para contar uma história.

As narrativas podem variar e até o melodrama está presente entre as categorias de circo-teatro. A música é outro elemento muito frequente nessa modalidade, sendo tão importante quanto as apresentações circenses.

Os artistas do circo-teatro geralmente viajam de cidade em cidade, por todo o Brasil, armando o picadeiro para mostrar as suas peças. Ainda que, atualmente, seja raro encontrar uma trupe que conte esse tipo de história, do século XIX ao anos 1960, essa foi a categoria de teatro mais famosa do país.

O que é o Prêmio Açorianos de Teatro, Circo e Tibicuera de Teatro para o Público Infantojuvenil?

A premiação de teatro e circo é produzida anualmente pela prefeitura de Porto Alegre para valorizar os artistas da cidade. O concurso dá prêmios que vão de R$ 1000 a R$ 2000 para todos os tipos de artes presentes em peças, da atuação à maquiagem.

Como o nome do evento indica, são três categorias disponíveis:

  • teatro adulto;
  • apresentações circenses;
  • teatro infantil ou tibicuera.

Quem pode se inscrever na premiação de teatro e circo?

O primeiro critério para participar do Prêmio Açorianos de Teatro, Circo e Tibicuera de Teatro para o Público Infanto-juvenil é ser um artista nascido ou radicado em Porto Alegre ou participar de peças na cidade.

A outra regra é que os espetáculos inscritos sejam profissionais. Isso significa que mais de 75% dos artistas de grupos teatrais precisam estar registrados no Ministério do Trabalho com a função que realizam na peça. No caso dos espetáculos circenses, basta que 50% dos profissionais tenham o registro.

Além disso, os espetáculos precisam estar ativos, produzindo pelo menos oito apresentações entre os dias 10 de maio e 10 de dezembro deste ano. Serão aceitas apenas as atrações que possuírem as seguintes características:

  • não terem concorrido em edições anteriores;
  • não sejam remontagens;
  • não resultem de trabalhos de conclusão de curso ou de aulas em uma escola de teatro;
  • possuam objetivos artísticos.

Como realizar a inscrição no Prêmio Açorianos de Teatro, Circo e Tibicuera?

O registro para participar da competição deve ser feito por meio de uma ficha de inscrição. O formulário requer as seguintes informações:

  • modalidade;
  • nome do espetáculo;
  • sinopse;
  • nome do grupo teatral;
  • ficha técnica;
  • dados de todos os artistas.

A data limite para enviar o cadastro é 31 de outubro de 2023. A lista com os indicados será postada no site Mais Teatro, em 6 de janeiro de 2024. Para saber mais informações, consulte o edital.

Se você se encaixa nas categorias apresentadas, não deixe de realizar a sua inscrição. Também leia as nossas outras postagens, se quiser conhecer mais dicas de eventos e oportunidades!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.