O que é envelhecer de forma saudável?

De fato, o que é envelhecer de forma saudável? Essa é uma pergunta muito comum…

As mudanças pelas quais você passará à medida que envelhecer dependem de vários fatores. Um consiste na sua história familiar (genética). 

Se os membros da sua família tiverem doenças contínuas (crônicas) ou problemas de saúde, como pressão alta ou diabetes, é mais provável que você tenha esses problemas. Mas só porque seu risco é maior não significa que você definitivamente terá os mesmos problemas. 

Na verdade, as escolhas de estilo de vida que você faz podem ajudar a reduzir suas chances de ter doenças comuns em sua família. 

E mesmo que você tenha uma doença hereditária, escolher fazer atividade física, comer alimentos saudáveis e aprender a lidar com o estresse pode evitar que a doença destrua sua capacidade de aproveitar seus anos dourados.

A coluna é sempre o primeiro ponto que começa a incomodar na velhice, por isso, é fundamental ter atenção a ela e ter um bom diagnóstico. Afinal de contas, a hérnia de disco pode levar a morte se não for tratada corretamente. 

Assim sendo, ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre o que é envelhecer de forma saudável e como pode fazer isso da melhor maneira possível.

O que é envelhecer de forma saudável?

O envelhecimento é uma parte natural da vida. Como você se sentirá à medida que envelhece depende de muitos fatores, incluindo os problemas comuns de saúde em sua família e as escolhas que você faz. 

Se você cuidar bem do seu corpo e aprender maneiras positivas de gerenciar o estresse agora, pode desacelerar ou até mesmo evitar problemas que geralmente vêm com a velhice.

Nunca é cedo ou tarde demais para mudar maus hábitos e começar com bons hábitos. Não importa quando você começa, um estilo de vida saudável pode fazer a diferença em termos de como você se sente e o que pode fazer.

Mas como ter um envelhecimento saudável?

Ter uma dieta saudável e uma vida ativa são dois bons hábitos a serem tomados para reduzir o risco de doenças crônicas e desfrutar de uma vida longa e saudável. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo.

Uma nutrição saudável

Os habitantes da ilha japonesa de Okinawa são considerados as pessoas com a maior expectativa média de vida. Okinawa também é chamada de “a ilha dos 100 anos”. 

A dieta dos habitantes pode desempenhar um papel especial nisso: muitas frutas e vegetais, frutos do mar, algas, pouca carne, gordura e açúcar, sem produtos processados e muitas proteínas vegetais.

A culinária mediterrânea, também conhecida como dieta mediterrânea, é uma das dietas mais saudáveis do mundo. Não surpreendentemente, não é tão diferente dos hábitos alimentares das pessoas que vivem em Okinawa. 

A culinária originária do sul da Itália e da Grécia é particularmente típica: muitos vegetais, frutas e leguminosas, nozes e sementes, azeite virgem, poucos produtos lácteos e, de preferência, carne branca.

A OMS recomenda:

  • Coma frutas e vegetais suficientes (5 porções por dia).
  • Use óleos vegetais em vez de manteiga.
  • Consuma pouca carne (branca em vez de carne vermelha).
  • Integre leguminosas (lentilhas vermelhas, grão de bico, feijão) à sua dieta.
  • Prefira produtos integrais.

Muito importante: Sempre beba o suficiente para que os órgãos recebam líquidos suficientes. A OMS recomenda pelo menos 1,5 litros de água por dia.

Pratique exercício físico

Pode parecer clichê, mas as pessoas que praticam exercícios físicos de forma ativa possuem uma melhor qualidade de vida e melhor saúde. Além disso, o sistema imunológico dessas pessoas é significativamente melhor do que as pessoas que não praticam atividades.

É importante deixar claro que você não precisa virar um atleta da noite para o dia. Pequenos hábitos do seu dia a dia podem fazer muito bem para a sua saúde. Uma simples caminhada é suficiente. 

As lesões e fraturas são comuns na velhice e o Aclasta pode ajudar nisso, mas é importante se manter consciente e fazer apenas os movimentos que você tem certeza de que consegue praticar.

Aqui estão algumas dicas para mais mobilidade na vida cotidiana:

  • É importante que você faça atividades que exigem o sistema cardiovascular. Dessa forma, é possível ganhar mais resistência. Os melhores exercícios são natação e ciclismo.
  • Você pode fazer uma caminhada em um parque. Dessa forma, o ar fresco irá entrar dentro do seu corpo e melhorará seu humor.
  • Você pode colocar bons hábitos em prática, como por exemplo, usar as escadas do seu prédio ao invés do elevador. Pode parecer pouco, mas a longo prazo pode ter bons efeitos em sua saúde.
  • Use pedômetro: Quase todos os telefones celulares têm um pedômetro integrado que registra exatamente o quanto você andou por dia. Faça seus planos para completar cerca de 10.000 passos por dia.
  • Busque pessoas que pensam e querem melhorar de qualidade de vida junto com você. De fato, se exercitar em grupo é muito melhor do que sozinho. Dessa forma, quando um desanimar, o outro pode motivar novamente para que juntos alcancem os resultados desejados.

Cuide do seu estresse

O estresse é o inimigo número um em nossa vida. E ele causa um grande mal para nossa mente. Por isso, é fundamental buscar um jeito de controlá-lo, para que ele não tenha impactos negativos na saúde.

Durante o seu trabalho, certifique-se de fazer pausas, para assim, restaurar o equilíbrio mental e poder voltar a normalidade.

Porque se você está regularmente exposto ao estresse, seu corpo e mente estão em um estado permanente de alarme. O resultado: você se sente cada vez mais exausto e inúmeras doenças são favorecidas.

Vários métodos de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse diário e aumentar significativamente o bem-estar.

Durma bem

O corpo precisa dormir para se regenerar. Sono insuficiente e ruim pode ter sérias consequências para a nossa saúde

Com estas medidas, você pode melhorar sua higiene do sono:

  • É importante que você vá dormir e acorde no mesmo horário. Dessa forma, o seu corpo pode se acostumar com isso, e assim, sempre irá favorecer o sono em horários adequados.
  • Álcool e nicotina têm um efeito negativo no sono. Portanto, se possível, não use esses estimulantes à noite.
  • É fundamental que você cuide do espaço onde vai dormir. Por exemplo, ir dormir em um ambiente escuro é muito melhor para o sono do que dormir na frente da TV, onde luz branca é geralmente emitida. A melatonina, o hormônio do sono, é estimulado quando estamos em um ambiente escuro, daí a importância de cuidar onde você dorme.
  • Use tablet e smartphone à noite apenas no modo noturno. Caso contrário, a luz de onda azul interfere na produção de melatonina.

Conclusão

Os quatro pilares da nutrição, sono, exercício e relaxamento formam a base para uma vida longa e saudável. No entanto, há outras coisas que você pode fazer para se manter em forma mesmo na velhice. 

Visitar um Instituto Ortopédico é uma boa ideia. Dessa forma, você garante que seus ossos se mantenham saudáveis e fortes.

É importante que você também faça exercícios mentais. Dessa forma, é possível manter a consciência e tomar melhores decisões de vida.

Além disso, dessa forma, você acaba permanecendo autônomo e capaz de fazer as coisas por si mesmo.

Fazer cruzadinhas e sudoku é uma boa ideia e o melhor, você pode fazer isso com seus amigos.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.