Como o cabelo afeta a autoestima das mulheres?

Longos ou curtos, cacheados, ondulados ou lisos, o cabelo é conhecido como a moldura do rosto e cada corte, cor ou alteração pode trazer uma mudança na imagem pessoal da mulher que o usa. No entanto, nem sempre as madeixas ficam como esperamos, o que pode causar uma crise na autoestima e autoimagem. 

Por isso, muitas mulheres se sentem arruinadas quando começam a sentir queda acentuada do cabelo ou mesmo por conta de um corte mal feito. Por mais que alguns possam pensar que tudo não passa de uma bobagem, já que “cabelo cresce”, o assunto deve ser discutido com cuidado, como tudo o que afeta a autoestima do outro. 

Como o cabelo afeta a autoestima das mulheres? 

Cuidar da saúde e aparência dos cabelos não é apenas uma questão estética, mas um ato de autocuidado. Escolher seu corte, cor e ondulação – ou a falta dela – é uma forma de criar uma identidade e transmitir uma mensagem. 

No entanto, estar com os cabelos descuidados pode refletir como a pessoa tem tratado outros aspectos de sua vida, seja devido ao desânimo, pressa ou tristeza. 

Claro que cuidar dos cabelos não é o mesmo do que uma terapia com um profissional da psicologia, mas o autocuidado é uma forma de terapia, em que você respeita e dá a devida atenção ao seu corpo. 

Além disso, outros problemas com cabelo, como queda acentuada, também influencia negativamente na auto-imagem, podendo causar crises de ansiedade e até depressão. Por isso, neste caso, antes de seguir receitas da internet, que podem não funcionar e causar mais pânico, consulte um médico para descobrir o motivo da queda. 

A partir daí, é muito mais fácil tratar ou evitar gatilhos, investindo em produtos ou serviços que realmente funcionam para recuperar sua autoestima. 

Cabelos e marketing

Além de sua importância histórica, o status do cabelo como arma essencial da feminilidade pôde se manter por tanto tempo devido à influência da mídia. Quantas vezes você já assistiu um comercial com modelos maravilhosas, com madeixas brilhantes, recomendando algum produto e desejou ter a vida e cabelo delas? 

Durante muito tempo, a mídia ainda ditou qual é o cabelo ideal, fazendo com que inúmeras mulheres duvidassem da beleza de seus próprios fios por falta de representatividade. Os comerciais mostravam: quanto mais longo, brilhante e liso, mais bonito o cabelo. 

Hoje sabemos que todo fio é lindo, todo comprimento e toda cor é maravilhosa, porque traz a identidade de cada mulher. Mesmo a falta do cabelo, seja por cortes curtos propositais, cortes químicos ou por queda de cabelo, são vistos hoje de outra forma, mesmo que ainda sejam acompanhados de olhares curiosos de outras pessoas. 

Quanto mais a mídia mostrar que existe espaço para todo tipo de cabelo e até para sua ausência, mais mulheres se sentem empoderadas e satisfeitas consigo mesmas. 

Como cuidar do cabelo e melhorar a autoestima 

Que o cabelo afeta a autoestima das mulheres, todo mundo já sabe. Mas como cuidar das mechas para deixá-las perfeitas? Cada cabelo tem uma história e uma estética única, no entanto, existem algumas formas de cuidar dos fios para deixar os cabelos mais saudáveis. Confira as dicas a seguir! 

Adote um cronograma capilar

Se um cabelo longo é o seu sonho, aposte em um cronograma capilar. Para isso, analise sua rotina e a saúde de seus fios. Você tem muito ou pouco tempo para se dedicar aos cuidados? Seus fios estão saudáveis ou precisam de uma mega reconstrução? 

Caso não consiga analisar tudo isso sozinha, pode pedir a ajuda de um cabeleireiro, que irá identificar se seus fios estão danificados ou apenas precisando de hidratação. Conhecendo seus fios, é só pesquisar na internet qual cronograma melhor se adapta ao seu bolso e tempo. 

Se necessário, procure um novo corte

Se seu cabelo passou por vários processos químicos e encontra-se extremamente fragilizado, quebrando fácil e com pontas ralas, a melhor solução é cortá-lo. Assim ele pode começar a crescer de forma mais saudável e você poderá ver o progresso da saúde dos fios. 

Além disso, um corte de cabelo é tudo o que precisamos para renovar a autoestima, criando “uma nova mulher”. Não tenha medo de inovar. 

Cuidados ao lavar o cabelo

Em muitos casos, o que impede que muitas mulheres tenham o cabelo dos sonhos é o jeito de lavar os fios. Por isso, procure produtos para o seu tipo de cabelo e evite lavá-los com água muito quente. 

A recomendação é lavar com água morna e finalizar com água fria, o que ajuda a fechar as cutículas, garantindo que o tratamento funcione e os fios tenham aspecto mais brilhoso. 

Viu como o cabelo é parte da autoestima e autoimagem da mulher? Compartilhe essas dicas com uma amiga! 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.