Você sabe quais são os carros mais seguros no Brasil? Se não, então precisa aprender. Afinal de contas, a preocupação com segurança é uma das principais no nosso país atualmente, uma vez que o número de ocorrências criminosas só aumenta. Para se ter uma ideia, tivemos mais de 1 milhão de automóveis roubados no Brasil em 2019. E não se engane achando que a pandemia do novo coronavírus diminuiu o ritmo dos incidentes: pelo contrário, houve um aumento de 14,5% nas incidências.
E isso que estamos considerando apenas roubos de carros. É importante também considerar falhas mecânicas e outros problemas que podem aumentar a insegurança do motorista, inclusive transformando acidentes simples em fatais. Um exemplo é o caso de carros da Honda, que tinham uma falha no airbag e enviavam estilhaços de aço pelo carro sempre que eles eram acionados.
Para se proteger disso tudo, é importante saber quais são os carros mais seguros no Brasil. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!
Quais são os carros mais seguros no Brasil?
Fiat Toro
Dentre os carros Fiat, o Toro é o mais seguro deles. A picape média, que é uma das líderes de vendas do segmento, recebeu nota 4 de 5 na avaliação de segurança mais reconhecida do país, a Latin NCAP.
A pontuação foi exatamente a mesma na avaliação de adulto e de criança, uma vez que o único ponto negativo anotado pela avaliação foi o fato do automóvel não contar com airbags laterais. Na prática, isso reduziu um ponto na avaliação da picape, mas ela teve nota máxima nas outras categorias.
Na prática, a Fiat Toro se mostrou um automóvel seguro, que vale a pena estar nas listas de carros mais seguros do país, ainda que esteja abaixo de outros carros, com projetos de segurança maiores.
Volkswagen Tiguan Allspace
Segundo os testes do Latin NCAP, o Volkswagen Tiguan é o carro mais seguro à venda no mercado brasileiro. O SUV da montadora alemã conseguiu nota máxima de 5 estrelas nos testes para adultos e nos testes para criança, perdendo pouquíssimos elementos da avaliação. Por exemplo, na nota máxima de 34 da avaliação de adulto, o carro teve 31,94. Já na nota máxima de 49 no teste de crianças, a nota foi de 44.
Dentre os elementos que garantem sua segurança, podemos citar o conjunto de seis airbags, controle de tração e estabilidade, detector de fadiga do motorista, freio de estacionamento eletrônico, Isofix e muito mais.
Volkswagen Polo
Dentre os hatches, um dos que mais se destacou nos testes de segurança do Latin NCAP foi o Volkswagen Polo. O modelo recebeu 5 estrelas nos testes de segurança para adultos (nota 32,12 de 34) e no de crianças (nota 43 de 49 possíveis). Isso mostra que ele é um dos automóveis populares mais seguros do país.
Também pudera: o Polo conta com vários itens de segurança interessantes, como conjunto de 4 airbags, freio ABS, Isofix, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico, freio a disco, faróis com ajuste automático, indicador de pressão, sistema de frenagem pós-colisão, detector de fadiga do motorista e muito mais. Além disso, vale lembrar que o seu preço é bem em conta: R$59.500,00 aproximadamente. Poucos carros são tão seguros nessa faixa de preço.
Toyota Corolla
O Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo atualmente. O sedã tem um desempenho muito bom nas pistas e sua versão híbrida tem um dos melhores consumos do país. Um dos destaques dele, no entanto, é a sua segurança. O automóvel recebeu nota 5 estrelas para adultos e para crianças no teste do Latin NCAP, com nota 29,41 de 34 para adultos e 45 de 49 para crianças.
Um dos elementos que faz com que essa nota positiva viesse é o seu conjunto de 7 airbags. Isso mesmo: 7 airbags. Para completar, todos os 5 ocupantes do carro contam com cinto Isofix com cinco a três pontos e encosto de cabeça. A ideia é realmente proteger as pessoas em caso de colisão. Além disso, o sedã ainda oferece segurança na pista com controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.
Agora que você já sabe quais são os carros mais seguros no Brasil, já pode pensar em comprar um deles, se o seu foco for em segurança e na proteção contra acidentes ou roubos. No entanto, lembre-se de que existem muitos outros modelos que devemos levar em consideração na hora de comprar um veículo. Muitos outros têm notas boas na avaliação contra acidentes. Portanto, considere todos os aspectos antes de decidir qual carro comprar.
Por exemplo, vale a pena levar em consideração o consumo energético, a taxa de roubo de cada modelo e também como ele foi construído para lidar com o impacto de uma batida. Tudo isso pode ser útil na hora de escolher cada modelo.
E aí, qual dessas opções é a mais interessante para você? Comente abaixo!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.