Tecido Suede – O que é? Para que serve?

Você já ouviu falar ou mesmo já experimentou usar tecido suede para alguma coisa no dia-a-dia? Este tipo de tecido é ideal para uma série de situações, pois é muito prático, durável, flexível, barato e resistente.

Muitas pessoas acabam optando por usar somente o suede em sua linha criativa de produção artesanal ou industrial, pois ele oferece muitas possibilidades de manuseio.

Há vários tipos de tecido suede hoje em dia, mas o destaque fica principalmente pelo fator cores. São muitas cores disponíveis para você aproveitar cada tonalidade do jeitinho que você quiser.

O que é uma ótima alternativa para quem precisa oferecer muitas possibilidades aos clientes, como estofadores ou artesãos, por exemplo.

No artigo de hoje, portanto, vamos entender tudo sobre este tipo de tecido, como é feito, para que serve, como comprar barato e onde usá-lo com segurança. Então, continue a sua leitura por aqui e saiba tudo sobre o assunto.

Tecido suede – O que é e para que serve?

O tecido suede é um tipo de tecido feito em 100% poliéster. Possui cerca de 400 gramas por metro quadrado e é uma excelente alternativa para as mais diferentes necessidades artesanais e industriais.

As cores azul, vermelho, bege, marrom, preto, amarelo, cinza, caramelo ou verde são apenas algumas das tonalidades disponíveis nas melhores lojas. Afinal, o tecido suede é ultra criativo justamente por conta de suas incríveis combinações de cores.

Este não é um tecido feito para usar em ambientes externos ou que peguem variações do clima e do tempo. Ele não pode receber chuva, vento ou sol em excesso. Caso contrário, pode se deteriorar e pode facilmente perder sua coloração.

Relacionado: Empreendedores Apostam No Setor De Decoração

Acompanhe algumas possibilidades de uso:

  • Ideal para produzir capas de almofadas;
  • Ótimo recurso para estofadores (reformas de sofás e poltronas);
  • Boa alternativa para produção de peças artesanais;
  • Pode ser usado para confecção de peças de roupas diversas;
  • Ótimo para produzir peças de cortinas;

Falaremos especificamente sobre cada uma destas possibilidades a partir de agora. Então, continue a sua leitura e se aprofunde um pouco mais sobre cada uma das alternativas de uso mencionadas anteriormente. Vamos lá?

Ideal para produzir capas de almofadas

Se você não abre mão de produzir peças criativas e únicas na sua casa, então o tecido suede é feito especialmente para você. Ele é uma boa alternativa para produção de peças artesanais, como as capinhas de almofada – sim, aquelas mesmas, de 45x45cm ou do tamanho que você desejar.

O tecido suede permite uma variação bem grande de possibilidades criativas, visto que os tecidos possuem muitas cores (muitas mesmo!). Azul, vermelho, amarelo, preto, cinza, caramelo, verde ou branco são apenas algumas das melhores possibilidades que você vai encontrar em lojas especializadas no ramo. Então, a construção criativa ficará a seu critério.

Um ponto bem interessante sobre as capas de almofada é que você pode costurá-las a mão mesmo, sem precisar usar máquina de costura ou outros tipos de aparelhos.

Assim, o trabalho fica ainda mais manual e tem ainda mais carinho envolvido.

Dica: não esqueça de comprar fecho em zíper e também fibra siliconada para produzir suas próprias almofadas, ok? Assim você tem o material completo para criar combinações incríveis com seus móveis e decoração já existente.

Ótimo recurso para estofadores (reformas de sofás e poltronas)

Se você trabalha com a reforma de estofados e poltronas, sabe que não pode deixar o seu catálogo sem boas opções para o cliente escolher. Quando um potencial cliente visita a loja ou a oficina, ele espera duas coisas: profissionalismo e bom atendimento.

E quando você consegue unir as duas coisas, as chances de fechar mais um trabalho são muito maiores.

O tecido suede, então, entra como uma excelente alternativa para quem busca um tecido prático, ultra charmoso e muito flexível para muitas possibilidades dentro da oficina de reformas.

O catálogo de cores fica bem robusto e acaba enchendo os olhos dos potenciais clientes – e isto é ótimo.

Isso tudo sem contar a parte técnica. Afinal, o tecido suede é um dos melhores tecidos para revestimento de estofados e poltronas, pois ele é bem rígido e deixa as peças incrivelmente elegantes, do jeitinho que o seu cliente sempre quis e sonhou.

É claro que o suede não é a única opção de tecido para reforma de estofados. Há outros, como o jacquard, acquablock (impermeável), linho ou veludo.

Mas com uma gama tão grande de possibilidades, provavelmente você só vai ver no tecido suede.

Boa alternativa para produção de peças artesanais

Artesãos precisam de criatividade. É claro que a inspiração não está relacionada cem por cento com os recursos disponíveis. Mas, vamos combinar? Ajuda muito tê-los à mão!

E por isso, se você trabalha com artesanatos de maneira geral, não pode abrir mão de ter boas alternativas de tecido suede naquela gaveta criativa.

O tecido suede é bom para muitas coisas do ponto de vista artesanal, pois ele é fácil de costurar, é leve, bem flexível e possui muitas cores para os mais diferentes projetos.

Ótimo para produzir peças de cortinas

Quem não gosta de ter uma cortina bonita dentro de casa, não é mesmo? Aquelas cortinas bem grandes, robustas, cheias de voltinhas e barrigas… fica lindo!

E o tecido suede, claro, pode ser uma boa alternativa para produzir este tipo de peça decorativa. Afinal, ele é uma das melhores opções de tecido leve e flexível, o que acaba sendo muito bom para produções que precisam dessas características.

Muitos profissionais são especializados na produção de cortinas artesanais, e eles certamente não abrem mão de ter tecidos de qualidade para fazer isso. Muitas cores e formas são possíveis a partir do tecido suede.

Dica: não use cortinas de tecido suede em locais que pegam muito sol, pois a coloração pode, infelizmente, desbotar. Neste caso, construa a cortina com outras camadas de tecido para que o suede fique protegido.

Como comprar tecido suede barato e de qualidade

Uma dica bem interessante para comprar tecido suede barato, é procurar por lojas que ofereçam ele por metro linear. Ou seja, você vai pagar somente pela quantidade de metros que comprar.

Assim, o seu gasto fica bem controlado e você não precisa se preocupar em comprar rolos fechados ou grandes quantidades, mesmo que precise apenas para um projetinho pequeno.

Leia, também, a página “sobre” das lojas online e busque entender a experiência dela com a venda de tecidos. Há lojas com décadas de experiência no mercado, como a JC Decor. Você certamente terá uma excelente experiência.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.