Como a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD?

Com o desenvolvimento tecnológico, muitas pessoas questionam como a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD.

Afinal, a Lei de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada no período de pandemia, e mudou a concepção de liberdade que as pessoas possuíam.

Uma vez que existem critérios para o compartilhamento de informações pessoais, as empresas também deveriam se enquadrar nessas novas normas.

Nesse sentido, você empreendedor vai entender porque a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD.

O que é a Inteligência Artificial (IA)

Para compreender o porquê a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD, você precisa entender sobre a IA.

Atualmente, encontramos a inteligência artificial no dia-a-dia. Nos aparelhos eletrônicos, nos painéis digitais nas ruas e até mesmo nos aplicativos de mensagem.

Por mais que as pessoas não entendam o seu funcionamento, o seu formato auxilia na execução de pequenas ou grandes tarefas do cotidiano. 

Só para exemplificar, você pode fechar os olhos e pensar no trajeto para chegar em casa. Esse processo que o seu cérebro realizou em poucos minutos, é feito através da IA.

Ou seja, existe uma programação nos aparelhos para garantir a rota desejada. Os algoritmos recebem instrução e transmitem para o software do aparelho eletrônico.

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

É provável que muitas pessoas não conheçam a Lei Geral de Proteção de Dados. Ela foi sancionada em 2020 durante o período de pandemia do COVID 19. 

Nesse período as pessoas estavam distanciadas fisicamente, nesse sentido, utilizaram as ferramentas sociais para trabalhar e se comunicar.

Contudo, o uso indiscriminado das informações coletadas nos meios digitais, prejudicou e expôs muitas pessoas. Imagine uma empresa usar seus dados e compartilhar com muitas outras?

Nesse sentido, houve a necessidade de regulamentar o uso de dados, principalmente de crianças e adolescentes. Buscando proteger e evitar que a exposição trouxesse danos à pessoa física. 

União da Inteligência Artificial e a Lei Geral de Proteção de Dados 

Atualmente, as empresas utilizam a inteligência artificial para diversas atividades. Essa ferramenta auxilia na padronização das informações e na proteção de dados.

Nesse sentido, a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD, através de aplicativos de comunicação ou para evitar ataques nos servidores da empresa.

Com toda a certeza, a maioria das empresas possuem uma rede de dados, com todas as informações pessoais do cliente. Nesse sentido, nenhum hacker pode acessar esses dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados prevê a necessidade de criar mecanismos para evitar que essas informações sejam roubadas, inclusive em casos mais delicados como reconhecimento facial.

Por mais que os empreendedores estejam obedecendo a uma normativa específica, as leis também possibilitam que os dados importantes da empresa sejam preservados.

Importância do mundo digital

Por mais que algumas pessoas rejeitem as inovações, elas são necessárias para o crescimento social, principalmente para empresas em ascensão.

Quando o empreendedor entende que a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD, ele começa a investir em tecnologias e nas atualizações emergentes.

Com toda a certeza, o mundo digital está em constante transformação. Novas programações são criadas e exigem conhecimento especializado.

Só para exemplificar, imagine um programador de sistema sem conhecimento especifico na área. A empresa solicita a resolução de um programa interno, contudo, ele não sabe o que fazer.

Não basta entrar na internet e pesquisar o erro. Ele precisa saber a estrutura do sistema e quais ferramentas são necessárias para resolução.

Em outras palavras, a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD, contudo, é necessário estar atento às inovações do mundo digital e possuir conhecimento na área.

Atualizações tecnológicas

Com o intuito de aprimorar e adquirir conhecimento, você precisa participar de encontros, palestras e cursos que falem sobre as inovações tecnológicas.

Sem contar que existe possibilidade de trocar informações com outros empreendedores. Aproveite para falar como a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD.

Com toda a certeza, muitos empresários desconhecem sobre essa importante ferramenta no mundo digital. 

Além disso, existem redes sociais e canais de divulgação digitais. Não existe lugar melhor para aprender sobre as redes do que consultar informações online.

Em suma, o aprendizado abre caminhos e possibilita que a sua empresa cresça, e principalmente não tenha prejuízos pela perda de informações.

Replique a informação sobre o quanto a inteligência artificial ajuda empresas a se adequarem à LGPD, e possibilita que mais pessoas usufruam dessa inovação tecnológica.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.